ANA faz parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para implantação de monitoramento remoto de captação de água
Agência Nacional das Águas (ANA) -
Monitoramento será feito no rio Javaes e permitirá maior fiscalização
A Agência Nacional de Águas (ANA) firmou parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para implementar o monitoramento remoto de captações de água no rio Javaes (TO), via telemetria de vazões medidas. A reunião inaugural dos trabalhos ocorreu nesta quarta-feira (6 de maio), por videoconferência. A parceria ocorre via Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado no dia 4 de maio.
Com o monitoramento automático das vazões, a ANA e os usuários poderão melhor acompanhar o uso da água no rio Javaes, reforçando o cumprimento da regra operativa especial que já vigora na localidade desde 2013, acompanhando em tempo real, diretamente da sede da ANA em Brasília as captações de água de 10 usuários de água de grande porte da bacia, com 23 pontos de captação de água.
Os trabalhos incluem a realização de diagnósticos em campo das características dos usuários e orientações para instalação de equipamentos e uso de plataforma para recepção de dados. A UFT já detém experiência nesse tipo de medição, com o projeto já implantado na bacia vizinha do rio Formoso, de domínio estadual, com mais de 90 pontos de captação de água monitorados.
“Já temos uma atuação na localidade, com fiscalização em campo, mas isso não é totalmente eficiente. Precisamos de um sistema que nos permita um monitoramento em tempo real, junto com a telemetria das vazões, para termos informações online e podermos atuar sempre que o nível d'água do rio cair abaixo de níveis de referência. Além disso, com os usuários sabendo que estão sob monitoramento em tempo real, eles tendem a cumprir melhor a regra”, afirmou o superintendente de Fiscalização da ANA, Alan Vaz Lopes, na abertura da reunião desta quarta-feira.
O reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, agradeceu a parceria e oportunidade. “Tenho certeza que essa parceria trará frutos bastante positivos. Já tivemos outros projetos conjuntos com a ANA, mas imagino que agora estaremos mais próximos ainda”, disse.