Estado do Paraná está em situação de emergência hídrica
Sanepar -
O decreto estabelece que abastecimento humano tem prioridade em relação às outras atividades
Devido à estiagem severa que afeta o Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou, nesta quinta-feira (7), situação de emergência hídrica no Estado do Paraná pelo período de 180 dias. Pelo decreto estadual 4626, o Instituto Água e Terra (IAT), que tem entre suas atribuições a outorga de direitos de uso de recursos hídricos, realizará ações emergenciais destinadas ao abastecimento público priorizando as demandas das prestadoras de serviço com esta finalidade (artigo 2.o).
Entre essas ações, o IAT irá avaliar restrições da vazão outorgada para atividades agropecuária, industrial e de lazer com o objetivo de normalizar as captações outorgadas de água para abastecimento humano (artigo 3.o).
O governador decreta que cabe à Secretaria de Agricultura e Abastecimento a implementar medidas de apoio aos agricultores, visando a melhoria da eficiência no uso da água nas atividades agropecuárias, com orientação para o cumprimento da restrição de captação de água, conforme determinação do decreto (artigo 4.o).