Integração de tecnologias para sanitização do Grupo Sabará se apresenta como solução para o fornecimento de água
Assessoria de imprensa -
Quase 35 milhões de brasileiros não tem acesso a esse serviço
Fonte de vida para a humanidade, a água é considerada símbolo de riqueza, mas segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil cerca de 83% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada, isso quer dizer que são quase 35 milhões de brasileiros sem o acesso a este serviço básico. Sendo que a região mais afetada é o Norte do Brasil, com apenas 57% da população abastecida.
Para completar o cenário, a higiene pessoal é o tema de maior importância no combate ao Coronavírus nos dias de hoje. Portanto, tornou-se ainda mais pertinente falar em saneamento básico. Afinal, é preciso pensar além da pandemia, pois quando isso passar, ainda teremos esse desafio pela frente. Isso porque, de acordo com o Ranking do Saneamento Básico com as 100 Maiores Cidades do país, do Instituto Trata Brasil, os números de 2020 mostram que os avanços são insuficientes para o Brasil cumprir compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.
Mas é importante ressaltar que existem hoje tecnologias de aplicação e produtos focados em eficiência e sustentabilidade capazes de contribuir efetivamente para que as empresas de saneamento, públicas ou privadas, possam cumprir esse desafio que se faz tão necessário e urgente. "No que se diz respeito ao tratamento de água, o Global Service, desenvolvido pelo Grupo Sabará, é uma integração inédita de tecnologias para a sanitização no saneamento básico e no tratamento de águas industriais, efluentes, águas de reúso e torres de resfriamento", explica Lucas Donato, gerente Comercial da unidade de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, pertencente ao Grupo Sabará.
A solução completa sanitizante conta com uma aplicação extremamente segura, logística de abastecimento programada e serviço de manutenção permanente.
Recentemente a empresa lançou no mercado mais uma novidade, a Solução Integrada de Segurança e Dosagem de Clorogás, tecnologia que garante a segurança da Estação de Tratamento de Água – ETA, onde o sistema detecta e soluciona possíveis emanações de gás no ambiente de maneira automática e inteligente. "Isso é possível por meio dos sensores que funcionam 24h por dia, detectando qualquer presença inadequada do gás no ambiente de maneira rápida, agindo imediatamente no disparo de alarmes visuais e sonoros, e conduz o fechamento instantâneo das válvulas dos cilindros e da tubulação de abastecimento", conclui Donato.
Compromisso com o Meio Ambiente
O Global Service é apenas uma das inúmeras soluções que a empresa possui, além do fato de todas as unidades de negócio da empresa estarem fortemente compromissadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), presente em 12 dos 17 objetivos traçados pela ONU, entre eles: saúde e bem-estar, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, consumo e produção responsável, redução das desigualdades, etc.
Vale ressaltar que a planta de Santa Bárbara d'Oeste, com operações de três das nossas unidades de negócio (Concepta Ingredients, Sabará Químicos e Ingredientes e BioE), possui o selo de uso de energia renovável, que certifica que 100% da energia consumida pela unidade está lastreada pela CCEE e foi gerada por fontes de energia renovável provenientes do mercado livre de energia, tais como usinas eólicas e solar, de pequenas centrais hidrelétricas e biomassa. Em 2019 a planta de SBO reduziu em 116,51 Ton a emissão de CO2, um dos gases causadores do aquecimento global. Isso reforça ainda mais o compromisso do Grupo Sabará com o desenvolvimento de práticas sustentáveis e o futuro do nosso planeta!