Diretor-presidente da Corsan destaca as ações da empresa nesse período de dificuldade
Corsan -
Fala foi realizada no webinar realizado pela Agergs
A Agergs promoveu, nesta quarta-feira, dia 3, o Webinar – XIII Encontro de Gestão Associada do Saneamento. O evento, que este ano foi realizado por meio virtual, é uma promoção da Agergs em parceria com a Famurs, Corsan e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, ocasião em que foi feita a prestação de contas da Companhia aos 289 municípios conveniados que têm regulação com a agência reguladora estadual.
Em sua manifestação, o secretário Artur Lemos Júnior lembrou o desafio da Corsan em enfrentar uma forte estiagem num quadro de pandemia, e ressaltou que neste governo, houve a associação das políticas ambientais ao saneamento. O diretor-presidente Roberto Barbuti fez a apresentação da prestação de contas da Corsan, destacando o crescimento do atendimento em água e esgotos, bem como os números econômico-financeiros.
O dirigente da Corsan ressaltou a busca de alternativas para o crescimento da cobertura de esgotos sanitários, o maior desafio da empresa neste momento, informando que cada cidade ou região, terá uma das três possibilidades: ou por separador absoluto, redes mistas ou coleta de fossas individuais. Nesse último caso, destacou o papel da Agergs na regulamentação dessa atividade, onde o esgoto coletado em fossas individuais será transportado por caminhões até o tratamento numa estação ou central de lodo.
As ações no abastecimento de água também foram destacadas pelo presidente Barbuti, ao lembrar a inauguração da Central de Controle Operacional, o que oferece uma maior qualidade no serviço de água ao possibilitar o monitoramento dos principais sistemas de distribuição, e outras ações na expansão e operação. Ações de governança, o cumprimento do cronograma da PPP e a busca de recursos para novas obras, também foram mencionadas pelo dirigente da Corsan. Por fim Barbuti afirmou que, apesar da forte estiagem e do quadro de pandemia, nenhuma cidade atendida pela Corsan enfrentou racionamento, graças ao esforço da empresa como um todo.
O evento contou com a participação de perguntas do público, e das manifestações do conselheiro-presidente da Agergs, Luiz Dahlem, e do diretor-geral, Odair Gonçalves, que ressaltaram o propósito daquele evento, ao lembrar as atribuições da agência reguladora.