Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Concórdia está concluída

O sistema, formado por 57 quilômetros de redes, quatro elevatórias de bombeamento e a unidade de tratamento, vai proporcionar cobertura de 42% ao município


Com capacidade de tratar até 60 litros por segundo – praticamente 5 milhões de litros/dia – entra em regime de pré-operação o Sistema de Esgotamento Sanitário de Concórdia.

Depois de quase um ano de ajustes operacionais, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está concluída, permitindo que a população beneficiada comece a fazer a conexão de seus imóveis à rede coletora.

O sistema, formado por 57 quilômetros de redes, quatro elevatórias de bombeamento e a unidade de tratamento, vai proporcionar cobertura de 42% ao município. Serão atendidos 25 mil moradores dos bairros Jardim, Vista Alegre, Centro, Imigrantes, São Miguel, Liberdade, Floresta, Imperial, Sunti, Nazaré e Nações.

O Governo de Santa Catarina e a CASAN, com recursos obtidos junto à Caixa Econômica Federal, investiram R$ 45,6 milhões para implantar o sistema de Concórdia, um dos maiores e mais complexos do Estado devido à geografia e às características do solo rochoso, que exigiu inclusive o uso de explosivos para assentar tubulações a dois, três ou até quatro metros de profundidade.

Solo rochoso

“A implantação de rede acabou sendo mais lenta em Concórdia principalmente devido às dificuldades de terreno”, lembra o engenheiro Fábio Krieger, Diretor de Expansão e Operação da Companhia.

A empresa contratada para a obra enfrentou outros empecilhos, como a necessidade de construir uma ponte na estrada de acesso à Estação de Tratamento e horários reduzidos de obras nas áreas centrais, para amenizar transtornos ao comércio.

"O sistema de esgotamento sanitário melhora os níveis de saúde e de qualidade de vida para toda a região", diz a engenheira Roberta Maas dos Anjos, Diretora-Presidente da Companhia.
 

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS

Quando devo fazer a conexão do imóvel ao Sistema da CASAN?
A partir deste mês de junho, os moradores dos 11 bairros beneficiados (Jardim, Vista Alegre, Centro, Imigrantes, São Miguel, Liberdade, Floresta, Imperial, Sunti, Nazaré e Nações) estão autorizados a providenciar o direcionamento do esgoto residencial à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.

Em algumas localidades há também casos em que a conexão deve ser realizada pelos fundos do terreno, compartilhando a Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente ao imóvel do vizinho.

Veja aqui o Mapa de Esgoto de Concórdia

O que é a Caixa de Inspeção (CI)?
A CI é o local onde o morador deve conectar o seu esgoto residencial. É também o ponto que marca até onde a CASAN terá responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na área interna do imóvel, cabe ao proprietário providenciar as adaptações para que possa contar com o serviço de coleta e tratamento.

Existe algum Manual a seguir para a correta ligação?
Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você pode também acessar o folder que explica como fazer essa conexão.


O que faço com a fossa séptica de minha casa?
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.


Qual profissional contratar para essa ligação?
A Companhia já realizou um curso gratuito para profissionais (encanadores, instaladores hidráulicos e pedreiros) da cidade. Nomes e contatos desses profissionais podem ser obtidos AQUI

Posso contratar outros profissionais que não os que fizeram o curso?
Sim. O proprietário não precisa necessariamente contratar esses profissionais habilitados, tendo total liberdade para escolher instaladores de sua preferência e confiança. Assim que passar o período de isolamento social, a Companhia ministrará outro curso de capacitação no município.

Até quando devo fazer essa ligação?
O quanto antes. A CASAN está ciente das restrições geradas pelo combate à COVID-19 e que a cidade enfrenta um surto de contaminados. Todo o cuidado, portanto, é necessário. Mas o quanto antes o morador fizer a ligação, melhor é para a saúde do bairro, dos moradores da rua e imóvel beneficiado. Com essas ligações executadas, a CASAN poderá colocar a Estação em funcionamento e avaliar a sua operação, realizando inclusive eventuais ajustes.

Há algum Comunicado oficial da Companhia com relação ao início da operação do sistema?
A CASAN está veiculando Publicidade Legal nas emissoras de rádio da cidade e vai enviar nas faturas dos meses julho, agosto e setembro a seguinte mensagem autorizando as conexões:


Caro(a) usuário(a): informamos que a rede coletora de esgotos
está implantada e a caixa de ligação disponível ao seu imóvel.
Solicitamos a ligação para contar com coleta e tratamento.
Dúvidas podem ser esclarecidas no site 
www.casan.com.br e
na Central de Atendimento 0800 
643 0195.

Os moradores também receberão em suas residências um comunicado informando sobre a autorização de conexão ao Sistema de Esgoto da CASAN e o fôlder que mostra como fazer essa ligação.

Há algum telefone ou endereço local para esclarecer dúvidas?
Para mais informações e esclarecimentoS a CASAN conta com o telefone local (49) 3904-5900 e com sua Central de Atendimento 0800 643 0195

Quando começa a cobrança pelo serviço de esgoto?
Ainda não há data para se iniciar a cobrança em Concórdia.

Além de contar com a Estação de Tratamento, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Concórdia é formado por 57 quilômetros de redes e quatro estações elevatórias. Serão atendidos 25 mil moradores dos bairros Jardim, Vista Alegre, Centro, Imigrantes, São Miguel, Liberdade, Floresta, Imperial, Sunti, Nazaré e Nações. Imagens: Acervo CASAN 

 

 

 

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