Natura &Co reafirma compromisso com a sustentabilidade
Portal Fator Brasil -
Chamado de Compromisso com a Vida, plano visa intensificar ações para enfrentar questões globais, como por exemplo a crise climática
A Natura &Co, proprietária das marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop divulgou no dia 16 de junho (terça-feira), seu Compromisso com a Vida, um plano abrangente de sustentabilidade que intensificará suas ações para enfrentar algumas das questões globais mais urgentes, incluindo a crise climática e a proteção da Amazônia, a defesa dos direitos humanos e a garantia de igualdade e inclusão em toda a sua rede, além de abraçar a economia circular e a regeneração até 2030.
Por meio de três pilares, o Compromisso com a Vida da Natura &Co busca: Enfrentar as mudanças climáticas e proteger a Amazônia: atingir emissões líquidas zero de carbono até 2030 para suas quatro marcas, 20 anos antes do compromisso firmado pela ONU. Reduzir as emissões de carbono alinhadas às metas científicas, rastreando as emissões em toda a cadeia de valor e de seus fornecedores; da extração de matérias-primas ao descarte de embalagens.
Com base em um forte histórico de cumprimento da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica e expansão da prática, aplicar o Protocolo de Nagoya e pagamentos de ABS (acesso e compartilhamento de benefícios, em inglês) para evitar a perda de biodiversidade. O grupo fará parceria com a Aliança Baseada na Ciência (Science Base Targets) para estabelecer uma nova modelagem para a preservação da natureza.
Intensificar suas ações para proteger a Amazônia, aproveitando a experiência de mais de 20 anos da Natura na região. Atualmente, a Natura preserva 1,8 milhão de hectares de terra, uma área equivalente a metade da Holanda. O grupo terá como objetivo contribuir para a preservação de três milhões de hectares até 2030. A Natura &Co promoverá esforços coletivos para garantir o desmatamento zero da Amazônia até 2025.
Defender os direitos humanos e sermos mais humanos — Criar condições melhores, mais gentis e mais inclusivas para que suas redes prosperem. As medidas incluem aumentar a diversidade em 30%, levando em consideração a diversidade racial ou étnica, a diversidade sexual e a identidade de gênero, além de desfavorecidos social e economicamente e pessoas com deficiência.
Ir além da meta dos 30% de mulheres em posições de liderança dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, aumentando sua meta para 50% até 2023. A Natura &Co garantirá paridade de gênero e remuneração igual até 2023 entre toda sua força de trabalho.
Garantir que todos os seus associados recebam renda digna (living wage) até 2023. Além disso, acompanhar e promover o aumento do lucro, da saúde e da educação de seus mais de seis milhões de consultoras e representantes durante esse período, promovendo um modelo de negócios confiável, e estender esses cuidados também às 35 mil pessoas que vivem em comunidades fornecedoras de matéria prima ao Grupo.
Aumentar o seu compromisso de ser uma empresa que retribui à sociedade por meio de suas quatro marcas, aumentando em 20%, a até US$ 600 milhões, os investimentos nas principais causas nas quais atua (como ações de desenvolvimento sustentável, conscientização sobre o câncer de mama, combate à violência doméstica e educação).
Intolerância à violação dos direitos humanos em conformidade com os princípios orientadores da ONU até 2023 para toda a sua rede, especialmente para sua cadeia de fornecedores. Além disso, em relação a esse grupo, a Natura &Co aplicará rastreabilidade e/ou certificação completa até 2025. Por fim, o grupo promoverá programas para ingredientes críticos nos próximos anos, especificamente para óleo de palma, mica, álcool, algodão, papel e soja.
Abraçar a economia circular e a regeneração — Avançar para além de um modelo econômico circular capaz de regenerar mais do que é necessário para a produção garantir a circularidade de embalagens até 2030 e garantir que 100% de seus materiais sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
Aumentar o uso de plástico reciclado para 50% e compensar a quantidade equivalente de embalagem onde a infraestrutura de reciclagem não existe para atingir 100% do descarte responsável de plásticos. O grupo também garantirá circularidade da fórmula, com o uso de 95% de ingredientes renováveis e 95% de fórmulas biodegradáveis até 2030 em todas as suas quatro marcas.
Finalmente, por meio de um programa de investimento significativo, desenvolver ainda mais soluções regenerativas, incluindo comunidades de comércio justo, sistemas de extração regenerativa e soluções de resíduos em plástico até 2030.
— Entendemos o momento crítico em que vivemos e o papel que as empresas precisam desempenhar para se engajarem e se comprometerem com uma sociedade melhor, mais sustentável e mais inclusiva. Ainda precisamos fazer muito mais para ser a geração que restaura nosso planeta e protege seu povo. Alinhada aos nossos princípios orientadores, a Natura &Co espera fazer parte do diálogo e da solução. Somos a geração que tem o conhecimento e a tecnologia para conter o aumento das temperaturas globais, pôr um fim à questão global dos resíduos e criar igualdade para aqueles que mais precisam. Mas agora precisamos avançar mais rápido. Precisamos agir e ser responsáveis pelo que fazemos — afirma Roberto Marques, presidente executivo do Conselho e CEO do Grupo Natura &Co.
Silvia Lagnado, Crescimento Sustentável da Natura &Co, afirma: — Como empresas, estamos unidas, com a ambição de nos tornarmos carbono zero em dez anos, inovar com soluções regenerativas como parte de nossa busca de circularidade total e tomar ações ousadas em direção a mais igualdade e inclusão em nossa rede. Não conhecemos o caminho em detalhes, mas temos certeza do destino e estamos abertos à colaboração acima da concorrência—.
Para alcançar essa ambição e ajudar a impulsionar a mudança necessária, a Natura &Co está se envolvendo com a sociedade civil para: convidar seus parceiros, concorrentes, comunidade empresarial, a academia e as ONGs a se juntarem na tomada de posição.
Desafiar o status quo — acreditando que ninguém detém todas as respostas e que as etapas que foram tomadas podem ser melhoradas coletivamente.
Trabalhar em conjunto na elaboração e modelagem de um novo mundo do qual todos possam se orgulhar.
Mudança de escala requer liderança, comprometimento, colaboração e inovação. Todos precisam fazer sua parte. Além do que já está fazendo, a Natura &Co está convocando indústrias, consumidores, marcas e governos a se unirem para mudar fundamentalmente o sistema e implementar uma visão regenerativa que criará um mundo mais justo e verde.
Perfil — A Natura &Co é um grupo global de cosméticos, multicanal e multimarcas, que inclui Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura &Co registrou receita líquida de R$ 14,4 bilhões em 2019 e R$ 32,9 bilhões em termos proforma, incluindo a Avon. As quatro empresas que formam o grupo estão comprometidas em gerar impacto econômico, social e ambiental positivo. Por 130 anos, a Avon defendeu as mulheres: fornecendo produtos de beleza inovadores e de qualidade, vendidos principalmente para mulheres, por meio de mulheres. Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira no segmento de cosméticos e cuidados pessoais, líder em vendas diretas. Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, por Anita Roddick, a The Body Shop é uma marca global de beleza que busca fazer uma diferença positiva no mundo. A marca de beleza australiana Aesop foi criada em 1987 com o objetivo de criar uma gama de produtos excepcionais para a pele, cabelos e corpo.