Controle de Perdas e Melhorias Operacionais

Projeto é da Saneago em Goiânia afim de promover um melhor abastecimento de água


A Região Leste de Goiânia recebe várias ações que visam ampliar e reforçar o abastecimento de água. Dentre as medidas adotadas, destaque para a execução de projetos de Controle de Perdas e Melhorias Operacionais.

As ações iniciaram em janeiro e, de lá pra cá, já foram substituídos quase 19 mil hidrômetros velocimétricos por volumétricos, tecnologia nova, mais precisa, e sem custo para o cliente.

Além disso, nos bairros Alphaville Flamboyant, Residencial Orlando de Morais, Setor Jaó e Setor Negrão de Lima foram instalados quatro novos dispositivos que permitem estabelecer o gerenciamento das pressões e vazões em áreas de menor abrangência, visando reduzir as perdas de água na distribuição.

Houve também a instalação de 16 novas válvulas redutoras de pressão, que promovem o controle de perdas e protegem o sistema, diminuindo o rompimento das tubulações. Além de controladores Day Night, que possibilitam a saída com níveis de pressão diferentes nos períodos de maior e menor consumo de água pela população.

As ações contaram ainda com a substituição de 226 ramais antigos das redes de distribuição de água, iniciando pelo Jardim Novo Mundo, para diminuir as perdas visíveis e não visíveis. Foram realizados estudos para promover, ainda mais, a redução de perdas no Jardim Novo Mundo e Água Branca. O Jardim Guanabara será beneficiado com o projeto de eficiência energética.

Os trabalhos resultaram também na retirada de mais de 1.500 ligações de água, que antes eram abastecidas por recalque e, agora, tem seu abastecimento por gravidade.

O trabalho de redução de índice de perdas conta com o auxílio da haste de escuta, que permite identificar e recuperar vazamentos não visíveis. O varetamento foi realizado em quase 24 mil ligações.

Essas ações demonstram que, ao mesmo tempo em que a Companhia orienta a população a evitar desperdício, a Saneago também atua fortemente para reduzir as perdas de água na distribuição. Enquanto a média nacional de perdas é de 38,5%, Goiânia com 21,7% é a segunda melhor capital brasileira no quesito.

Além disso, a Gerência de Negócios Leste, em parceria com a Sumeg, ampliou 707 metros de redes de água, recuperou vazamento na adutora de água tratada na Etag e realizou a sondagem de rede da Avenida Leste Oeste.

Publicidade