Serviços de abastecimento de água tratada e a coleta e tratamento do esgoto em Ladário
Sanesul -
Sanesul investiu na ampliação do sistema de abastecimento de água para melhorar o fornecimento em bairros localizados na região mais alta da cidade
Escrito por ACOM/SANESUL
Em Ladário, os serviços de abastecimento de água tratada e a coleta e tratamento do esgoto são realizados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).
Nos últimos anos, o Governo do Estado, por meio da Sanesul, investiu fortemente na captação, tratamento e distribuição de água, universalizando o serviço para todos os moradores.
A captação e a Estação de Tratamento de Água – ETA da Sanesul ficam próximas do rio que abastece toda a cidade, o Rio Paraguai.
A ETA Ladário, tem capacidade de tratar 186 mil litros de água por hora. O processo de tratamento demora cerca de 1 hora e passa por etapas de captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.
A cidade é abastecida exclusivamente por captação e possui 5 reservatórios que garantem o abastecimento de forma segura e eficiente.
Para acompanhar o crescimento da cidade, a empresa investiu na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água – SAS. Finalizou o 5º reservatório com capacidade de 500 mil litros de água tratada, que fica localizado no Bairro Nova Aliança. Ele está inserido em um conjunto de obras de ampliação totalizando o investimento em cerda de R$ 2,6 milhões em recursos próprios da Sanesul.
Com ele, é possível elevar o índice de reservação em 48%, ampliando o fornecimento de água nos Bairros Terra Vermelha, Nova Aliança e Alta Floresta, todos eles na parte alta da cidade.
Universalização do esgotamento
Agora, a Sanesul concentra esforços na ampliação da cobertura do esgotamento sanitário, oferecendo serviço de coleta e tratamento que irá atender a atual e futura demanda da cidade.
O município de Ladário já tem garantidos recursos para novas obras de esgotamento sanitário, provenientes do Programa Avançar Cidades, viabilizado pela Sanesul junto à Caixa.
O projeto da estatal é construir mais 7,3 km de rede coletora de esgoto e 303 ligações domiciliares de esgoto. A ETE - estação de tratamento de esgoto já atende a cidade com a capacidade de tratar até 20litros de esgoto bruto por segundo.
INVESTIMENTO EM SANEAMENTO
Considerando todas as obras concluídas, em execução e a executar, na atual gestão do Governo do Estado, a Sanesul investe R$ 13,2 milhões de recursos próprios e federais no saneamento de Ladário.