Saneago realiza série de ações para enfrentar a estiagem

Companhia ampliou e reforçou o abastecimento de água nos bairros da Região Oeste de Goiânia


Por meio da Gerência de Negócios Oeste, a Saneago tem realizado uma série de ações para ampliar e reforçar o abastecimento de água nos bairros da Região Oeste de Goiânia. Como resultado dessa força-tarefa, houve redução de 16,29% no número total de vazamentos em relação ao mesmo período de janeiro a junho, no ano passado, graças às manutenções diárias em dispositivos como Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs), Day Night e ventosas.

Em consonância com o planejamento estratégico para o ano de 2020, as equipes da Companhia executaram – sem custo para o cliente – a substituição de 22.493 hidrômetros velocimétricos por volumétricos, tecnologia nova e mais precisa; implantaram oito dispositivos controladores de níveis de pressão, que abrangem um total de quase 20.800 ligações em cerca de 39 bairros, permitindo melhor gestão do sistema e detecção imediata de vazamentos nas modulações; e realizaram mais de 44.200 pesquisas de vazamento oculto com auxílio de haste de escuta, que permite a identificação de vazamentos não visíveis.

As medidas contaram ainda com a recuperação de quatro vazamentos ocultos em rede, 409 reparos em cavalete e retirada de 96 vazamentos em ramais. Além disso, foram instaladas cinco VRPs, reduzindo os vazamentos e, consequentemente, as perdas de água no sistema, e instalados cinco dispositivos Day Night, abrangendo cerca de 25 bairros e possibilitando a redução de pressão no período de menor consumo.

Para medir a água exportada ao município de Aparecida de Goiânia, a Saneago implantou três Distritos de Medição e Controle (DMCs) e construiu caixa para instalação de equipamento de medição em adutora. Foi refeita também a travessia em tubulação no Córrego Capão do Mato, garantindo abastecimento de cerca de oito mil ligações, ou seja, atendimento a mais de 40 mil pessoas.

Publicidade