Casan entrega a Balneário Piçarras seu primeiro Sistema Público de Esgotamento Sanitário

ETE terá tratamento Terciário, considerado o mais completo por reduz o nitrogênio e fósforo do efluente final.


A população de Balneário Piçarras, no Litoral Norte do Estado, recebe resta segunda-feira (27) uma infraestrutura que trará ainda mais condições de saúde e de conservação do ambiente no município que nos últimos verões foi reconhecido com a Bandeira Azul.

Será inaugurado às 15h, junto à Estação de Tratamento de Esgotos construída às margens da BR 101, o primeiro Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade.

Em sua primeira etapa o Sistema possui aproximadamente 36 quilômetros de redes coletoras de esgoto e 2.551 ligações domiciliares, o que vai proporcionar coleta e tratamento em praticamente 50% do município. 

“Agora esse Balneário certificado com a Bandeira Azul, um reconhecimento à sua qualidade ambiental, terá mais infraestrutura para conservar a balneabilidade de suas praias”, informa o Diretor de Operação e Expansão da CASAN, Fábio Krieger. 

O investimento é de R$ 55.721.742,50, obtidos pela CASAN junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Tratamento Terciário do Esgoto

Construída em uma área de quase 21 mil metros quadrados, a Estação de Tratamento de Esgotos de Balneário Piçarras tem capacidade para tratar 110 litros por segundo de esgoto – o que significa a depuração de até 9,5 milhões de litros por dia.

O processo de tratamento é o Terciário, considerado o mais completo, pois além de depurar a matéria orgânica presente no esgoto vai reduzir nitrogênio e fósforo do efluente final.

Quando adicionados ao ambiente aquático por meio de atividades humanas (em geral o descarte inadequado de esgoto), esses nutrientes podem provocar o desequilíbrio e a poluição de praias, rios, lagoas ou outros corpos hídricos.

Com o tratamento terciário, o efluente final será devolvido ao Rio Piçarras dentro dos padrões exigidos pela legislação. “O tratamento de esgotos ampliará a qualidade de vida e a valorização desse Balneário que já tem toda uma preocupação com a preservação de sua natureza privilegiada”, complementa Krieger.

A obra de Balneário Piçarras faz parte do Plano de Investimento da CASAN no total de R$ 1,6 bilhão, que está permitindo a implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário em diversas cidades catarinenses. A meta é fazer com que Santa Catarina conquiste uma das principais colocações no ranking nacional de cobertura em coleta e tratamento de esgotos.

Conexão ao Sistema

Com a inauguração do Sistema está autorizada a ligação do esgoto residencial à rede coletora. Os moradores receberão comunicados em suas faturas e uma campanha de orientação será desenvolvida na cidade.

Moradores que tiverem em frente ao seu imóvel a Caixa de Inspeção (CI) estão autorizados a providenciar o direcionamento de seu esgoto residencial para esse ponto.  

A CI é o local onde o morador deve conectar o seu esgoto residencial. É também o ponto que marca até onde a CASAN terá responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na área interna do imóvel, cabe ao proprietário providenciar as adaptações para que possa contar com o serviço de coleta e tratamento.

Publicidade