Comitê de Integração de Resíduos Sólidos realiza reunião para a revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos
Secretaria da Infraestrutura e do Meio Ambiente de São Paulo -
Duranta a reunição foram apresentadas sínteses dos trabalhos coordenados pelo Grupo Gestor do Comitê e relatórios dos Grupos de Trabalho
Na tarde de 21 de julho, o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) realizou sua 4ª reunião ordinária que trouxe a revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos como um dos temas principais da pauta.
O evento contou com a participação do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, do secretário executivo Luiz Ricardo Santoro, dos subsecretários Gláucio Attorre Penna (Infraestrutura) e Eduardo Trani (Meio Ambiente), do Grupo Gestor composto por José Valverde, Ivan Mello e José Ronal, além dos membros titulares e suplentes do CIRS.
Durante o encontro, foram apresentadas sínteses dos trabalhos coordenados pelo Grupo Gestor do Comitê e relatórios dos Grupos de Trabalho (GTs).
“A macro agenda do Estado de São Paulo abarca os principais eixos da gestão dos resíduos sólidos”, salientou o coordenador executivo do CIRS, José Valverde, ao comentaro andamento dos trabalhos junto a consórcios e entidades de Resíduos Sólidos. Ele usou como exemplo um projeto piloto em desenvolvimento no Vale do Futuro e um protocolo assinado com a Ancat – Associação Nacional dos Catadores.
Assessora técnica da Cetesb, Lia Helena Demange apresentou as ações de logística reversa durante a pandemia e as medidas tomadas nas garantias dos serviços e da saúde dos integrantes da cadeia da reciclagem. Pontuou ainda a importância da realização do webinar “Sigor Reciclagem e Ação Social”.
Mesmo com a suspensão temporária de alguns serviços para preservar a saúde de suas equipes, o trabalho de fiscalização da Cetesb será retomado em plenitude no mês de agosto. A diretora de controle de licenciamento ambiental, Zuleica Lisboa informou ainda que dos 390 aterros sanitários no Estado de São Paulo apenas 28 encontram-se inadequados e está em discussão na Companhia, o projeto Aterro 4.0 que busca um salto de qualidade com avanço de tecnologias que ampliem a vida útil dos aterros.
Ainda no quesito tecnologia, coordenador de Óleo, Gás e Biocombustíveis da SIMA, Ricardo Cantarani e a superintendente de Pesquisa e Inovaçãoda Sabesp, Cristina Zuffo, apresentaram ações de parcerias com a Fapesp para o desenvolvimento de novas tecnologias e citaram exemplos nos trabalhos do Novo Rio Pinheiros e no contrato do tratamento de RSU em Diadema.
A série de 4 encontros virtuais para discutir e mapear ações de educação ambiental e comunicação focadas na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos foi um dos temas abordados pela coordenadora de Educação Ambiental da SIMA, Malu Freire. “O objetivo é ressignificar os resíduos sólidos na educação ambiental. Em ações conjuntas com o CIRS e do RGov já conseguimos mudar diretrizes no Palácio dos Bandeirantes com a economia de milhares de copos plásticos. Também estamos desenvolvendo ações de extrema importância junto aos alunos e lideranças da comunidade do território do Novo Rio Pinheiros, buscando conscientizar que os resíduos podem gerar valor e contribuir para a família e o desenvolvimento”.
Na apresentação do andamento dos trabalhos de revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, o coordenador da CPLA (Coordenadoria de Planejamento Ambiental) Gil Scatena ilustrou a evolução do plano desde 2014 com a mudança na gestão.
“A regionalização e as novas rotas tecnológicas estão no foco da revisão do plano 2020 que possui 48 metas intersetoriais, sendo 18 delas orientadoras. O plano traz com ineditismo os capítulos dedicados ao combate ao lixo no mar e a economia circular”, destacou ao apresentar os próximos passos.
Ainda na pauta da reunião, o membro do Grupo Gestor do CIRS Ivan Mello destacou o cumprimento de metas e os altos índices de atendimento online que estão dando nova dinâmica às atividades do Comitê.
Ao final do evento, secretário Marcos Penido agradeceu e elogiou a sinergia entre os setores. “A gente vê a interface de todas as áreas. Estamos no caminho certo de um trabalho conjunto”, afirmou antes de apresentar o cronograma de atividades do grupo e anunciar para o dia 21 de agosto a realização da Audiência Pública do Plano de Resíduos Sólidos, um novo avanço nas políticas públicas de saneamento e gestão de resíduos.