Projeto "Vaza que eu te escuto” usa da tecnologia para identificar vazamentos não visíveis

Ele é uma iniciativa dos empregados Karine Oliveira e Marcelo Lopes, ambos da Divisão de Operação e Manutenção Serra (O-DSR)


Desde novembro de 2019 a Cesan –  Companhia Espírito-Santense de Saneamento trabalha com o “Vaza que eu te escuto”, projeto que usa da tecnologia para identificar vazamentos não visíveis, ou ocultos. Ele é uma iniciativa dos empregados Karine Oliveira e Marcelo Lopes, ambos da Divisão de Operação e Manutenção Serra (O-DSR).

O trabalho deve ser realizado em momentos para a melhor detecção acústica, podendo ser feito, inclusive, pela madrugada. A equipe faz a varredura de toda a extensão de rede, e usa equipamentos como hastes de escuta, geofone, correlacionador de ruídos, barra de perfuração e manômetro. Ao identificar o ruído, os técnicos marcam o solo com tinta e croqui, grifando a localidade do indício do vazamento para, posteriormente, equipes de manutenção atuarem com a correção devida.

Além da identificação e correção de vazamentos não visíveis, o projeto também identifica vazamentos visíveis, ligações clandestinas e faz o mapeamento de pressões instantâneas, contribuindo assim para a redução do volume de água perdido e no aumento da disponibilidade de água tratada, o que resulta na satisfação dos clientes.

O trabalho pode ser aplicado em qualquer local atendido pela Cesan com abastecimento de água. Até julho deste ano, foram verificadas mais de 55 mil ligações somente no município da Serra.

 

 

Publicidade