Casan amplia abastecimento de água em regiões distantes
CASAN -
Companhia busca novos mananciais na região de Paulo Lopes para ajudar no abastecimento de água do Bairro Santa Rita
Para socorrer famílias do Bairro Santa Rita que não contavam com ligações da CASAN, os funcionários da Agência Paulo Lopes estão implantando mil metros de rede, levando água à comunidade mais distante do centro da cidade.
Parte dos moradores do Santa Rita se valiam de cachoeiras, sem tratamento e controle de potabilidade, deixando vulnerável a saúde de quem consome essas águas.
“Devido ao déficit de chuvas que se estende desde o ano passado no Sul do Estado, esses mananciais alternativos começaram a secar”, explica Lucas Pereira, chefe do escritório local da Companhia. “Coube à CASAN, por sua responsabilidade social, socorrer essas famílias”, complementa.
Para prestar apoio a comunidades mais distantes a Companhia vem estudando a geologia da região em busca de novos mananciais. Um poço já perfurado, na área do Morro Agudo, apresentou capacidade de 3 mil litros/hora a 84 metros de profundidade.
Os técnicos estudam a possibilidade de continuar a perfuração para ampliar a capacidade de vazão. Um outro poço, identificado no Bairro Bom Retiro, apontou alta quantidade de flúor, inviabilizando sua utilização para abastecimento.
“Estamos investindo mais de R$ 100 mil em captações subterrâneas em Paulo Lopes e vamos continuar prospectando”, informa o Gerente Operacional da Superintendência Regional Sul, Matheus Ibagy Pacheco. “O objetivo é dar mais segurança ao sistema de abastecimento e ainda apoiar comunidades que cada vez mais se socorrem da CASAN”.