Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) será tema do próximo webinar oferecido pela ANA
ASCOM/ANA -
O SAR reúne e organiza os dados operativos dos reservatórios do Brasil, auxiliando na tomada de decisões para o gerenciamento dos recursos hídricos
O próximo episódio da série Webinar de Capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está marcado para a próxima quinta-feira, 20 de agosto, a partir das 17h. Desta vez o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) será o tema em debate. Para participar gratuitamente do seminário on-line, acesse o evento pelo link https://bit.ly/ANAWEB17 no dia e horário marcados.
Neste episódio os convidados para discutir o tema são o coordenador de Acompanhamento de Reservatórios e Sistemas Hídricos da Agência, Antônio Augusto de Lima, e o analista em Desenvolvimento Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) Flávio Aragão. A moderação ficará por conta de Diego Pena, especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA.
Neste ano a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico lançou uma nova versão do SAR. Além disso, em maio de 2020, passou a disponibilizar novos dados dos reservatórios que abastecem três das principais regiões metropolitanas do Brasil: São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.
A ANA criou o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios com o intuito de reunir e organizar os dados operativos dos reservatórios do Brasil num só lugar, auxiliando na tomada de decisão na gestão de recursos hídricos e fortalecendo a segurança hídrica do País. Lançado oficialmente em 2014, o SAR permite o acompanhamento da operação dos principais reservatórios do Brasil de forma prática e eficiente a partir da publicação dos dados disponíveis mais recentes e do histórico dos reservatórios.
Atualmente o SAR é a principal fonte de informação sobre as condições de operação de 160 reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN); de mais de 500 açudes Semiárido (Nordeste e Minas Gerais); e dos sistemas de abastecimento de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. No caso das hidrelétricas, é possível consultar diversas informações, como vazão turbinada, volume útil armazenado, vazão liberada, entre outras.
Além de fornecer dados e informações dos reservatórios, o SAR permite a espacialização da informação por meio de arquivos que podem ser baixados e utilizados em ferramentas de geoprocessamento. Acesse o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios em www.ana.gov.br/sar.
Todos os webinars realizados pela ANA estão disponíveis no canal da Agência no YouTube (https://bit.ly/3jGDsCp) e no site da ANA (www.ana.gov.br/videos).