Obra do reservatório Taquarão, equipamento importante para o abastecimento de água de Fortaleza
Cagece -
O governador percorreu toda a área externa e conheceu a parte interna do novo reservatório. Ele disse que o Taquarão é uma das mais importantes obras
Com o objetivo de conhecer a evolução da obra do reservatório Taquarão, o governador do Ceará, Camilo Santana, visitou o empreendimento na manhã da última sexta-feira (14). A obra encontra-se com cerca de 86% já executada, com previsão de término para dezembro deste ano. Trata-se de um equipamento muito importante para o abastecimento de água de Fortaleza, Região Metropolitana (RMF) e Caucaia. Camilo Santana foi recebido pelo presidente da Cagece, Neuri Freitas, e pelo diretor de Engenharia, José Carlos Asfor, acompanhados pelo prefeito de Caucaia, Naumi Amorim e a deputada estadual, Érica Amorim.
O governador percorreu toda a área externa e conheceu a parte interna do novo reservatório. Ele disse que o Taquarão é uma das mais importantes obras que o estado realiza hoje na área de saneamento. “O reservatório é a complementação do projeto da Estação de Tratamento de Água (ETA) Oeste, que pode aumentar cerca de 50% da capacidade de tratamento de água da RMF. Agora vamos ter uma estrutura que vai garantir a distribuição de água. Quando for entregue, teremos um equipamento importante que dará segurança hídrica nas próximas décadas não só para população da Região Oeste de Fortaleza, mas de Caucaia. Fico feliz em vê o desempenho dessa importante obra de infraestrutura do estado”, disse.
Camilo acrescentou que a Cagece tem feito importantes investimentos para a melhoria do abastecimento de água do município de Caucaia. “Estou aqui hoje com o prefeito Naumi e a deputada Érica. A Cagece tem resolvido vários problemas históricos do município. Foi feita toda uma rede de abastecimento de água, ampliações de sistemas, novas adutoras, enfim, investimentos importantes nessa região”.
De acordo com o presidente Neuri Freitas, especificamente na primeira etapa, o reservatório vai dar um equilíbrio no sistema de abastecimento de água da Região Oeste de Fortaleza e do município de Caucaia. “Hoje já temos a ETA Oeste fornecendo água, que já melhorou consideravelmente o abastecimento de toda essa região. Construímos recentemente uma adutora até Capuan, que resolveu uma dificuldade de abastecimento naquela localidade, e uma nova adutora para o conjunto Mirambé, que também resolveu um problema de água da região. Então, com o reservatório em pleno funcionamento, que será a partir de dezembro, vai ter um equilíbrio melhor do sistema, vamos poder controlar melhor as pressões, evitar inclusive quebra de tubulações, enfim, a estrutura vai trazer toda uma melhoria na qualidade de vida da população de Caucaia e da Região Oeste de Fortaleza”.
O presidente adiantou que já está sendo planejada a nova etapa da obra. “Em um segundo momento, o nosso objetivo é ter uma adutora do Taquarão, para abastecer Maracanaú e Maranguape. Então, a gente vai ter essa parte de sistema integrado não só para Fortaleza e Caucaia, mas também para Maracanaú e Maranguape, resolvendo todo problema de abastecimento que a gente tem ainda nesses dois municípios. Ampliação que inclusive já está pronta. Já tem uma saída de água pra essa adutora. A gente conseguindo o recurso e executando essa obra, não precisaremos nem interromper todo o abastecimento aqui do reservatório Taquarão”, informou Neuri.
Na oportunidade, o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, agradeceu pelos esforços empreendidos pela Cagece para a melhoria do abastecimento de água do município. “Agradeço ao governador e ao Neuri por todo empenho da Cagece, garantindo benefício para nosso povo. Agradeço também pela estrada da Taquara, outro grande benefício para a região. O reservatório Taquarão será de grande importância. Caucaia tinha muita falta d´água em vários bairros. Com a ETA Oeste já resolveu boa parte e hoje aqui estamos vendo a solução definitiva para acabar com dificuldades de abastecimento no nosso município. A água é um bem essencial e não pode faltar em uma casa”, completou.
O Taquarão fica na serra da Taquara, no município de Caucaia, distante 20 quilômetros de Fortaleza. Tem capacidade de reservação para 40 mil metros cúbicos de água. A obra conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Orçamento Geral da União (OGU).
Também participaram da visita os diretores de Engenharia, José Carlos Asfor e de Operações João Fernando Menescal, além do superintendente de obras, Richard Brown, o gerente de obras metropolitanas, Celso Lira, e o presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Enéas Goes.