GS Inima Brasil tem como meta eliminar o uso de gás cloro em suas plantas em até dois anos

De geração de hipoclorito de sódio. Com o investimento, a empresa desativa a aplicação de cloro gás no tratamento de água, eliminando riscos


A GS Inima Industrial Triunfo (GSIT), unidade de negócio da GS Inima Brasil, um dos quatro maiores grupos privados do setor de água e esgoto do país, driblou os desafios gerados pela pandemia do Covid-19 e continuou seus investimentos para levar mais segurança à prestação de serviços de utilidades industriais ao Polo Petroquímico de Triunfo, onde é responsável pela captação e tratamento de água. A GS Inima Brasil tem como meta eliminar o uso de gás cloro em suas plantas em até dois anos.

Com investimento de R$ 3,2 milhões, a GSIT desativou definitivamente um sistema de aplicação de gás cloro para o tratamento de água, substância essa de alta toxidade, cuja segurança vinha sendo controlada e monitorada pela unidade.

Segundo Sandro Hansen, diretor técnico da GSIT, o processo de cloração é importante para a remoção da matéria orgânica presente na água bruta e desinfecção da água potável: — Toda a cloração da água que utilizamos passou a ser realizada por meio de um moderno sistema de geração de hipoclorito de sódio, que produz cloro a partir de uma solução salina comum em um reator com energia elétrica. Dessa forma, o estoque de cilindros de cloro gás foi eliminado, juntamente com qualquer risco de vazamento, tanto no transporte como na aplicação do produto e na manutenção do sistema—.

A utilização do novo equipamento é ecologicamente correta, porque oferece risco muito menor de acidentes físicos, danos ao patrimônio e ao meio ambiente. — A principal motivação para o investimento foi realmente a segurança operacional e a de todas pessoas que trabalham no polo petroquímico, já que o custo operacional de ambas as tecnologias são similares e a efetividade na desinfecção da água também são iguais, — informa Cleiton André Scholl, químico industrial e responsável técnico pelo sistema de tratamento de água da GSIT.

O investimento faz parte do programa permanente de modernização da GS Inima Brasil, que visa trazer inovações para o processos de trabalho com o compromisso de gerar valor para os seus clientes, primando pelo cuidado com os colaboradores, parceiros e comunidade. — Estamos em contínuo aprimoramento da segurança operacional e da confiabilidade para garantir o fornecimento de água de qualidade para as empresas do polo petroquímico de Triunfo — diz Sandro Hansen.

A GS Inima Industrial Triunfo — Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, A GS Inima Industrial Triunfo é responsável pelo sistema de captação e de tratamento da água que abastece as empresas Arlanxeo, Braskem, Innova, Oxiteno e White Martins, no Polo Petroquímico do Sul, no município de Triunfo (RS). Controlada pela GS desde outubro de 2019, a GSIT fornece água clarificada (utilizada nos processos de troca térmica), produz água desmineralizada (empregada na geração de vapor), além de água potável para o abastecimento geral do Polo. A capacidade total de produção é de 1.667 l/s de água própria para uso industrial. Esse volume equivale ao consumo médio de uma cidade de mais de 800 mil habitantes.

A GS Inima Brasil — Com mais de duas décadas de atuação no mercado, a GS Inima Brasil está entre os quatro maiores grupos privados do setor de água e esgoto do país. Sua ampla experiência na área do saneamento, permite realizar operações de captação e potabilização de água, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuais e urbanas, tratamento terciário e implantação de novas tecnologias ligadas a eficiência energética e operacional em todo o ciclo da água. Com 12 operações espalhadas pelos Estados de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o grupo condensa em seu portfólio, empresas especializadas em tratamento de água, efluentes industriais e produção de água de reuso, tendo se tornado referência brasileira no ramo industrial.

Publicidade