Saneago alia ações socioambientais com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário na Região Noroeste de Goiânia

Ao mesmo tempo que ocorre as obras, equipes orientam os moradores dos benefícios do novo sistema e de como melhor utilizá-lo


A Saneago está ampliando o sistema de esgotamento sanitário em bairros da Região Noroeste de Goiânia e, paralelamente às obras, estão sendo desenvolvidas ações socioambientais. Atualmente, seis frentes de serviço realizam a instalação das tubulações nos setores Jardim Novo Petrópolis, Residencial 14 Bis e Santos Dumont. Neste último, também foram montadas tendas de apoio para o repasse de informações aos moradores. 

Além disso, estão ocorrendo visitas informativas e educativas. Durante as atividades, as equipes orientam a população sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário para reduzir a disseminação de doenças e preservar o meio ambiente, bem quanto ao uso correto das redes e aplicam questionários socioambientais. Assim que o sistema estiver em operação, os moradores receberão comunicado autorizando a conexão dos imóveis à rede.

Os técnicos explicam ainda sobre os procedimentos de segurança necessários durante a realização do serviço e coletam sugestões e observações da população. A Saneago está realizando visitas domiciliares não só nos locais de obra, mas também em regiões que já receberam o benefício anteriormente, como os setores Arco Verde, Morada do Sol, Parque Tremendão e Vila Mutirão. 

O trabalho socioambiental acompanha o calendário de obras. São construídos, em média, 100 metros de rede por dia, com a pulverização de água nos locais em que são realizados cortes e escavações, bem como limpeza geral das ruas e calçadas após a finalização de cada trecho implantado. As recomposições de asfalto e calçadas estão sendo realizadas de imediato, antes do prazo previsto. Em contrapartida, são realizadas entre 20 e 25 visitas diárias aos moradores. O conjunto de obras da região beneficiará cerca de 35 mil pessoas, por meio de 8.201 ligações de esgotos e 130 km de redes. O valor investido é de R$18 milhões.

Publicidade