Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente lança programa com cursos na área de gestão de recursos hídricos

Objetivo é é o aperfeiçoamento dos técnicos e demais atores que participam da gestão de projetos e ações na área


A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio da Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi), lançou na quinta-feira (20/08) à tarde, durante evento on-line, o Programa Permanente de Capacitac¸a~o em Gesta~o de Recursos Hi´dricos (Capacita SIGRH). O objetivo é o aperfeiçoamento dos técnicos e demais atores que participam da gestão de projetos e ações na área.

O Capacita SIGRH tem como primeiro parceiro o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que oferecerá seis cursos de capacitação, sendo que os dois primeiros serão Geoprocessamento como Ferramenta para Planejamento e Gestão Ambiental e Ciclo de Saneamento: Tratamento de Águas e Efluentes. Ambos começarão em setembro e as aulas serão on-line.

“Os bons serviços hidráulicos e hidrológicos que prestamos aos municípios exigem atualização constante e o aprimoramento técnico é fundamental”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, na abertura do webinar. “E o ensino a distância é uma ferramenta importante neste contexto que vivemos hoje (de distanciamento social devido à pandemia). Estamos investindo em educação continuada para melhor atender à população do estado de São Paulo.”

Outros quatro cursos serão realizados ainda em 2020: Administração de Conflitos; Comunicação Assertiva nas Organizações; Desenvolvimento de Instrutores e MS Project 2016 – Ferramenta de Planejamento e Gestão de Projetos.

A coordenadora de cursos do Senac, Ana Lívia Ribeiro, destacou que a instituição vai lançar mão das mesmas metodologias aplicadas em sala de aula para os alunos inscritos neste pacote de formação. “São metodologias ativas, baseadas no estímulo à autonomia do aluno. A construção de conhecimento e competências se dá de várias formas, por isso, vamos trabalhar com estudos de caso, resolução de problemas, elaboração de projetos. Para isso, vamos partir do conhecimento prévio do aluno”, afirmou.

Ainda conforme Ana Lívia, a avaliação se dará durante todo o processo de aprendizado, e não apenas no fim da capacitação. Avaliação e frequência são parte dos requisitos para obtenção de certificado. São 20 vagas por curso: 15 reservadas para os comitês de bacias e o restante, para técnicos de órgãos do sistema.

Além do Senac, há tratativas da SIMA para desenvolvimento de outros temas no setor, capacitação para pleitos ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e um curso de segurança de barragens ao longo dos próximos anos.

O evento contou ainda com a participação do secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, do subsecretário de Infraestrutura, Gláucio Attorre Penna, da diretora do Departamento de Planejamento e Gerenciamento da CRHi, Iara Giacomini, e do coordenador da Coordenadoria de Recursos Hídricos, Rui Brasil Assis, que moderou o webinar.

Mais informações sobre data de início dos cursos, carga horária, inscrições e critérios de seleção podem ser obtidas no Portal SiGRH. Dúvidas devem ser enviadas ao e-mail:  capacitasigrh@gmail.com.

O capacita SIGRH constitui uma das metas a serem atendidas pelo estado de São Paulo no âmbito do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Publicidade