Congresso Ambiental discute as ações a favor do Meio Ambiente

Evento contou com a participação da SIMA e também debateu assunto como resíduos sólidos e a desburocratização na gestão pública


O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido participou, na quarta-feira (19), da terceira edição do Congresso Ambiental realizado remotamente em razão da pandemia. O tema do encontro foi “a nossa relação com o meio ambiente em um mundo pós-pandemia.”

Durante a quarentena, o estado de São Paulo registrou a melhora da qualidade do ar em algumas regiões. A ocorrência de animais próximos aos espaços de uso público nas Unidades de Conservação também foi observada pelos gestores dos parques.

Penido representou o governador João Doria durante o painel ‘O papel e o desafio dos líderes’, do qual participaram também o governador do Maranhão Flávio Dino e o deputado federal Rodrigo Agostinho. O secretário destacou o ganho ambiental para São Paulo com a união dos trabalhos de infraestrutura e meio ambiente na mesma secretaria. “Quando fomentamos a energia renovável, tratamos e coletamos o esgoto e investimos em obras para otimização dos recursos hídricos estamos cuidando da natureza”.

No painel também foram debatidos temas como resíduos sólidos, desburocratização na gestão pública e os impactos da pandemia na economia do país. “O licenciamento sustentável e responsável protege o meio ambiente, atrai investimentos e impulsiona a geração de emprego e renda, especialmente para a retomada da economia após este período tão difícil que estamos passando”, complementou o secretário.

O governador Flávio Dino ressaltou a necessidade de simplificar processos administrativos e o papel essencial dos servidores e gestores para dar eficiência aos trâmites no governo. Já Rodrigo Agostinho lembrou que o país necessita de um compromisso sério quanto às políticas ambientais.

Publicidade