Casan realiza instalação de redes de abastecimento de água e resolve problema histórico em Jupiá

Companhia encontrava dificuldades para realizar a captação de água na própria cidade


Para solucionar um problema histórico no abastecimento de Jupiá, localizado no Oeste do Estado, a CASAN instalou 9.300 metros de rede e interligou o município ao sistema de abastecimento da vizinha cidade de Galvão. Com mão de obra própria, a empresa assentou novas tubulações e instalou três boosters ao longo do longo trajeto para bombear a água de uma cidade à outra.

Em Galvão, a captação de água bruta no Rio Saudades e a sua ETA possuem capacidade de tratamento de 38.880m³/mês.

Antes de se decidir pela interligação dos dois sistemas, a Companhia tentou em inúmeras oportunidades captar água no próprio solo de Jupiá, mas a geologia não se mostrou favorável à utilização dos poços, todos considerados sem produção suficiente para abastecer o município.

“Apesar de ser um pequeno município, a CASAN vinha investindo com afinco para resolver o abastecimento da população local”, explica o engenheiro Daniel Scharf, Superintendente Regional do Oeste.

“Felizmente, agora resolvemos o problema operacional”, complementa.

Com a entrada em operação do sistema integrado, a Companhia suspende o trânsito permanente de caminhões-pipas que viajavam para manter Jupiá abastecida. Localizado na microrregião do Alto Irani, Jupiá tem apenas 2.158 habitantes. O Distrito Operacional local da CASAN administra 518 ligações de água.

Publicidade