Jaú atinge universalização do saneamento de água e esgoto com a nova ETE
Abcon Sindcon -
Além da ETE, também serão implantados uma elevatória de esgoto bruto e redes coletoras de esgoto
Águas de Jahu iniciará, no final deste mês, as obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vila Ribeiro. Com a realização da obra, Jaú atingirá a universalização do saneamento de água e esgoto, colocando-se num grupo muito restrito de municípios brasileiros com 100% de distribuição de água tratada e coleta, afastamento e tratamento de esgoto.
Segundo o superintendente da concessionária, Ivan Mininel, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu a licença de instalação da nova estação no início do mês de julho. A ETE está prevista para ser concluída até março de 2021 e terá capacidade de tratar aproximadamente 130.000 litros de esgoto por dia, seguindo todos os padrões e exigências legais no âmbito federal, estadual e municipal. O investimento para a implantação é de cerca de R$ 1,5 milhão.
Todos os equipamentos necessários para o pleno funcionamento da estação serão monitorados remotamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. A automação da ETE permite melhor controle sobre os processos, garantindo, assim, sua eficiência e segurança operacional.
Serão implantados, também, uma elevatória de esgoto bruto e 1.300 metros de rede coletora de esgoto, linha de recalque e emissário final, permitindo que o esgoto bruto do bairro seja coletado, enviado à ETE para tratamento e lançado o efluente tratado no ribeirão Ave Maria.
A concessionária já investiu cerca de R$ 58 milhões nos sistemas de água e esgoto da cidade, desde o início da concessão, solucionando problemas de falta de água, que existiam há décadas em diversos bairros, e alcançando o índice de 99,8% do tratamento de esgoto, por meio das ETEs Potunduva e Pouso Alegre.
Mininel frisa que a universalização do saneamento é um marco histórico para o município de Jaú.
“Temos a satisfação de fazer parte diretamente desse legado para a qualidade de vida da população jauense. Temos ciência da nossa responsabilidade de continuar prestando bons serviços para a população, acompanhando o crescimento da cidade e ampliando os sistemas de água e esgoto, sempre que necessário. O saneamento é muito importante para diversos aspectos da vida dos cidadãos e da própria cidade, desde saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e, principalmente, melhor qualidade de vida para todos”, finaliza o superintendente.