Casan reforça orientações para conexão adequada dos imóveis a nova estrutura de saneamento
CASAN -
Com diversas entregas de Sistemas de Esgotamento Sanitário, companhia orienta moradores a buscaram ajudam profissional para realizar conexões
Com um conjunto de obras e entregas de Sistemas de Esgotamento Sanitário em todo o Estado, a CASAN reforça as orientações para conexão adequada dos imóveis à infraestrutura de saneamento. Atualmente estão autorizados a fazer a ligação a novos sistemas de esgoto moradores de Concórdia, na Região Oeste, de Lauro Müller, no Sul, e de Balneário Piçarras, no Litoral Norte.
A Companhia orienta os proprietários a buscarem o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico, para verificar as instalações internas de esgoto. Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.
Cursos gratuitos
Esta semana a Companhia ministrou mais uma capacitação gratuita sobre a adequada ligação à rede de esgotos em Balneário Piçarras.
Cursos já foram também oferecidos em diversas outras cidades e nomes e contatos de profissionais estão disponibilizados no site da CASAN, como uma referência aos moradores para avaliação das instalações e busca de melhores orçamentos.
Incentivo à ligação
O morador que está autorizado a fazer a ligação à rede de esgotos recebe em sua fatura uma mensagem, que é reforçada em diversos outros canais e formas de comunicação.
As campanhas de estímulo à ligação incluem redes sociais, comunicados legais em rádios, peças que são enviadas aos moradores por whatsapp, SMS sobre a autorização de ligação, entrega de fôlderes, colocação de faixas e mensagens por meio de carro de som.
“Estamos orientando os moradores de diversas formas e estimulando as ligações ao Sistema, pois somente dessa forma a cidade poderá contar de fato com os benefícios dessa infraestrutura”, informa o chefe da agência de Balneário Piçarras, Lino Aviz.
FIQUE ATENTO:
COMO FAZER A LIGAÇÃO
Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você pode também acessar o fôlder digital que explica como fazer a conexão.
INDICAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Nomes e contatos de encanadores, instaladores hidráulicos e pedreiros que realizam curso gratuito oferecido pela CASAN podem ser obtidos AQUI
Não há obrigatoriedade de contratação destes profissionais. Essa é uma decisão do morador.
ÁGUA DA CHUVA NÃO É ESGOTO
Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.
CAIXA DE GORDURA DEVE SER MANTIDA
Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.
DESATIVAÇÃO DA FOSSA
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.
COBRANÇA
Ainda não há data para se iniciar o faturamento de esgoto em Concórdia, Lauro Müller e Balneário Piçarras. Assim que houver essa definição, os moradores serão informados.
Atenção:
Solicite à fiscalização da CASAN informações adicionais antes da execução do seu Ramal Interno quando:
· Existir instalação sanitária (WC) situada abaixo do nível da rua.
· A rede coletora já estiver assentada na calçada oposta à do seu imóvel.
· For necessário passar o ramal interno pela propriedade de terceiros.
· No caso de imóveis com esgotos que não sejam tipicamente de higiene e limpeza. Por exemplo: indústrias, bares, postos de gasolina, etc.
Veja também:
- Dicas para uso correto da rede de esgotos