ANA promove webinar para discutir os próximos desafios do projeto de Integração do Rio São Francisco

Objetivo do projeto é levar água do rio São Francisco a 12 milhões de pessoas em 390 municípios


Os próximos desafios do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF) serão o tema do próximo Webinar de Capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) nesta quinta-feira, 10 de setembro, a partir das 17h. Para participar gratuitamente do seminário on-line, acesse o link https://bit.ly/ANAWEB20 no dia e horário marcados.

Para discutir o tema deste episódio, a ANA convidou o analista de Infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) Rafael Teza e o diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH/CE), Roberto Bruno Rebouças. A assessora da Área de Hidrologia da Agência, Flávia Barros, fará a moderação desse webinar.

Todos os webinars realizados pela ANA estão disponíveis no canal da Agência no YouTube (https://bit.ly/3jGDsCp) e no site da instituição (www.ana.gov.br/videos).

O objetivo do PISF é levar água do rio São Francisco a 12 milhões de pessoas em 390 municípios no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, estados vulneráveis à seca. Também conhecido como transposição do São Francisco, o Projeto tem, ainda, o objetivo de beneficiar 294 comunidades rurais às margens dos canais.

O empreendimento abrange a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, nove subestações de 230 quilowatts, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis. O Eixo Leste tem 217 quilômetros, passando por Pernambuco e Paraíba. Já o Eixo Norte tem 260km e corta municípios de Pernambuco, Ceará e Paraíba. 

No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos seguintes municípios: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, no Ceará; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba. Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e a cidade paraibana de Monteiro.

Publicidade