Consórcio PCJ inicia levantamento sobre a disponibilidade hídrica dos municípios e empresas associadas
Consórcio PCJ -
Questionário “Situação da Disponibilidade Hídrica” visa coletar informações para futuras ações para combater a estiagem
O Consórcio PCJ iniciou levantamento nas Bacias PCJ com o questionário “Situação da Disponibilidade Hídrica”, que tem o objetivo de fazer um diagnóstico sobre a situação de abastecimento dos municípios e empresas associadas para, assim, propor medidas adicionais de contingenciamento para um cenário possível de estiagem prolongada.
As temperaturas têm batido recordes nas últimas semanas e o mês de setembro marcou o início do evento meteorológico “La Niña”, que arrefece as águas do Oceano Pacífico, ocasionando redução de chuvas no Sul e Sudeste do Brasil. Apenas no último mês, as chuvas ficaram 73% abaixo das médias históricas e o consumo de água passou a ser pressionado com a primavera mais quente.
É importante registrar que os anos de 2018 e 2019 já apresentaram chuvas menos intensas do que o esperado, tendo quedas de 20,5% e 12,5%, respectivamente, no volume de precipitações médias.
A estiagem prolongada e a ocorrência do evento “La Niña” devem causar mais atenção não somente para o momento atual, mas também com reflexos para a próxima estiagem, já que um verão com menos chuvas pode diminuir a recarga do lençol freático e reduzir ainda mais a disponibilidade hídrica para 2021.
Em 2020, o Consórcio PCJ elaborou dois importantes documentos para auxiliar os serviços de abastecimento num possível cenário de evento hidrológico extremo: os Mandamentos da Estiagem em meio à Covid-19 e, recentemente, o Guia de informações sobre recursos hídricos, saneamento e meio ambiente. A entidade ainda relembra que os municípios devem tentar promover as 22 Metas para a Sustentabilidade Hídrica durante esse período de estresse hídrico.
O Consórcio PCJ está trabalhando junto aos municípios e empresas associados a importância de responder o questionário para que a entidade possa avaliar com maior precisão a situação hídrica atual e traçar a melhor estratégia de enfrentamento de um possível evento extremo nos próximos meses.