Conferência Internacional do Programa de Pesquisa GRoW – Water as a Global Resource

Evento ocorre nesta semana e é uma das maiores iniciativas contemporâneas em recursos hídricos globais


Nesta terça e quarta-feira (21 e 22), será realizado o evento ao vivo da Conferência Internacional do Programa de PesquisaGRoW – Water as a Global Resource(Água como um Recurso Global). A Sanepar é uma das parceiras do programa por meio de participação no projeto de cooperação internacionalMuDak - Multidisciplinary Data Acquisition as Key for a Globally Applicable Water Resource Management (Aquisição Multidisciplinar de Dados como Chave para uma Ampla Aplicação na Gestão de Recursos Hídricos).

O MuDak é um dos 12 projetos de cooperação internacional do GRoW. Liderado pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), na Alemanha, o projeto envolveu parceiros alemães e internacionais, entre eles o Brasil. Seu objetivo central é desenvolver soluções por modelagens simplificadas e de ampla aplicação para a previsão de mudanças na qualidade e na quantidade da água de reservatórios, a médio e a longo prazos.

No Brasil, o foco de pesquisa foi o Reservatório Passaúna, em Curitiba. Com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, o projeto promoveu pesquisas de mestrado e doutorado, publicações, conferências, workshops, entre outros. Em março, o Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar sediou um desses eventos, para dezenas de pesquisadores e interessados.

A inscrição para participar do evento ao vivo pode ser feita no endereço  https://app.newroom-connect.com/fairs/bmbf-grow/areas/mudak-wrm

Até o dia 23, também é possível conhecer a exposição virtual dos 12 projetos GRoW no website do programa.

O programa - O programa de pesquisa GRoW – Water as a Global Resource (Água como um Recurso Global), financiado pelo Ministério de Educação e Pesquisa alemão, é um das maiores iniciativas contemporâneas em recursos hídricos globais. O GRoW abrange 12 projetos de cooperação internacional com 90 instituições parceiras da Alemanha e mais de 40 estudos de casos no mundo, envolvendo aproximadamente 300 pesquisadores, profissionais e investidores, por três anos. O GRoW tem investigado abordagens inovadoras na gestão de recursos hídricos. As abordagens vão de modelos de alta resolução na eficiência no uso da água, novas regras operacionais para reservatórios,  ferramentas relacionadas a pegadas hídricas, avaliações de qualidade de água e novas ferramentas para governança hídrica, entre outros. Para mais informações, acesse: https://bmbf-grow.de/en

Publicidade