Startups promovem soluções alternativas e inovadoras para mudar panorama do saneamento no Brasil
Assessoria de imprensa -
Projetos apresentam um baixo custo e são alternativas para populações que vivem longe das grandes cidades
O novo marco legal do saneamento votado esse ano visa promover a universalização do saneamento até 2033. A meta é atingir cobertura de 99% para o fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto. Isso significa que o País tem pouco mais de uma década para inserir no sistema quase 100 milhões de brasileiros que hoje não contam com um esgotamento sanitário, cerca de metade da população (47,64%), segundo o Instituto Trata Brasil.
Sistemas canalizados já existiam na Idade Moderna (de 1453 a 1789) e o Brasil entrou no mapa do saneamento em 1620. Quatro séculos não foram suficientes para implementar tratamento e coleta de esgoto para todos. Hoje, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e pela Lei nº. 11.445/2007. Mas, uma das grandes dificuldades de se garantir esse direito à população se dá pela falta de planejamento e orçamento adequados, além das dimensões continentais do País, que dificulta a chegada do sistema em algumas áreas mais difíceis e distantes.
As regiões com maior falta de saneamento básico atualmente são zonas rurais ou favelas com terrenos muito desiguais. Para essas comunidades que mais precisam, a atuação de projetos independentes e de startups podem oferecer soluções alternativas, inovadoras e com menor custo, envolvendo ainda a mão de obra das próprias comunidades para organizar mutirões de obras.
Quatro das iniciativas de destaque que participaram do programa de aceleração Desafio Neve®, entre 2019 e 2020, oferecem inovações que podem ajudar a mudar o panorama do saneamento no País e acelerar essas mudanças. As iniciativas participaram de um programa de mentoria com especialistas do setor e foram premiadas com um capital-semente de R$ 50.000,00 cada e mais 6 meses de mentoria adicional como parte do projeto global Banheiros Mudam Vidas, da multinacional americana Kimberly-Clark.
Conheça mais as tecnologias:
Tecnologias Sociais e Saneamento Ecológico
Soluções técnicas e metodológicas desenvolvidas na interação com as comunidades, levando em consideração as práticas tradicionais locais. O esgoto é visto como fonte de recursos, transformado em produtos como energia, adubo e alimento, e tratado o mais próximo possível de onde é gerado. A Taboa Engenharia é uma empresa formada por dois engenheiros, Leonardo Adler e Tito Cals Lopes de Almeida, que desde 2014 implementa projetos de saneamento ecológico com diferentes tecnologias em favelas e comunidades isoladas, a partir de um processo de educação ambiental visando a organização comunitária para gestão dos sistemas e a capacitação de mão de obra para reaplicação das soluções.
Biodigestores com anéis de concreto
Trata-se de um modelo chinês com anéis de concreto e atende até 12 pessoas, em média 3 famílias. A tecnologia tem um custo de instalação de R$ 8 mil e é feita em três dias, com custo de manutenção anual em torno de R$ 300. A solução foi trazida pela Biosaneamento. Criada há 2 anos por seu presidente Luiz Alberto Altmann Fazio, é uma organização que traz uma proposta de intervenção com participação e protagonismo da comunidade com outros sistemas e soluções. Um dos objetivos é avaliar o contexto e o território para encontrar a forma de intervenção que melhor atende os moradores de cada região. Mais informações pelo Instagram @Biosaneamento
HomeBiogás e Bio-Toilet
A BioMovement distribuidora exclusiva da HomeBiogas, tem o foco de atuação em comunidades desconectadas da rede de esgoto tradicionais. O sistema israelense HomeBiogas, através de um processo anaeróbico, converte resíduos orgânicos em energia, como gás de cozinha, reduzindo o volume de resíduos sólidos enviados para aterros sanitários e os gastos com operações de coleta e transporte. São sistemas que melhoram a qualidade de vida de uma forma mais completa, pois oferecem um banheiro. A instalação do Bio Toilet leva apenas quatro horas e está pronto para uso de famílias de até cinco pessoas. A instalação do biodigestor, bio-toilet e casinha, mais treinamento para uso, tem um valor de R$ 15 mil. Não precisa de energia elétrica nem água pressurizada, pois a descarga é de apenas 1,2 litro. É um sistema autônomo já instalado com sucesso em vários países e, agora no Brasil, para levar mais dignidade e qualidade de vida a quem não tem. Saiba mais pelo site homebiogas.com.br.
Fossa Séptica Biodigestora
É um sistema de tratamento do esgoto doméstico, desenvolvido pela EMBRAPA, em 2003, para atender comunidades rurais. Esse sistema é composto por três caixas coletoras com 1.000 litros cada uma. Tais caixas são enterradas no solo, funcionam conectadas exclusivamente ao vaso sanitário e são interligadas entre si por tubos e conexões de PVC. O objetivo é garantir às comunidades rurais o acesso a um direito básico que é o saneamento. É a solução atualizada no projeto 10 Envolver, idealizado por Luís Ricardo de Souza Corrêa e Juliana Lemes da Cruz.
Fossa Séptica Biodigestora de Placas
A iniciativa 10envolver – Saneamento Básico Rural promove o acesso ao saneamento básico a agricultores familiares em municípios de menor IDH-M dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, em Minas Gerais, por meio de três eixos de atuação: difusão de tecnologias sociais, fomento de políticas públicas e educação ambiental. A tecnologia que a iniciativa dissemina é a Fossa Séptica Biodigestora (FSB) de Placas, que não requer manutenção e é dimensionada conforme o número de moradores na residência. A solução é construída em cerca de três dias, com custo aproximado de R$ 1,7 mil para material e mão de obra, para uma residência de até 5 pessoas. A construção de FSB de Placas, pela iniciativa envolve a capacitação dos beneficiários e já possibilitou que cerca de 124,2 mil litros de esgoto sanitário fossem tratados por mês e transformados em biofertilizante, tendo impactado diretamente 110 pessoas. Outras informações no Instagram @10envolversaneamento.
Mais sobre Saneamento Básico
A origem do projeto se deve a uma triste realidade. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, de 2018, cerca de 100 milhões de pessoas no Brasil não possuem coleta de esgoto, quase metade da população brasileira (47,64%). Dessas, 13 milhões são crianças e adolescentes, sendo que 3,1% delas não apresentam sequer um sanitário em casa. Com base neste cenário, Neve® reforça seu comprometimento em mudar esta realidade e conscientizar as pessoas sobre a causa em mais um desdobramento da iniciativa Banheiros Mudam Vidas.
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, menos da metade (45,1%) do esgoto gerado no Brasil é tratado, sendo o restante é descartado irregularmente no meio ambiente, impactando negativamente a saúde e agravando quadros de doenças como diarreia, febre amarela, leptospirose, malária, esquistossomose e dengue, principalmente. Em 2017, a incidência de internações por doenças como essas foi de 12,46 internações por 10 mil habitantes.
Praticamente 35 milhões de cidadãos não recebem água tratada e só 49% das moradias no país são atendidas por redes coletoras de esgoto. No Brasil como um todo, apenas 2.126 municípios (38,2%) informaram ter Política Municipal de Saneamento Básico em 2017.
Sobre Banheiros Mudam Vidas
A Kimberly-Clark já atua globalmente na área do saneamento desde 2015. No Brasil, o projeto Banheiros Mudam Vidas foi lançado por meio da marca Neve®, em 2016. A primeira etapa do projeto foi realizada na Amazônia, em parceria com o UNICEF e impactou 230 mil pessoas. Em 2017, foi lançada a segunda etapa, um piloto da marca apoiando o empreendedorismo social. Na época, foi selecionado um projeto que tratou de criar uma tecnologia de sanitário seco adaptada aos diversos climas e regiões do Brasil. Foram implementados 18 banheiros durante a iniciativa.
Sobre Neve®
Neve® é a marca brasileira de papel higiênico da Kimberly-Clark, há mais de 50 anos reconhecida por sua tradição e pioneirismo. Líder no segmento, tem como missão oferecer produtos de alta qualidade concentrando esforços em inovação e responsabilidade socioambiental. Seu portfólio conta com papéis de folha dupla, tripla, linha premium, perfumados e lenços umedecidos. Para saber mais sobre a marca, acesse o site marcaneve.com.br e siga o perfil no Facebook e Instagram.
Sobre a Kimberly-Clark Brasil
A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há 23 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll® e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 147 anos de sua história de inovação, acesse o site kimberly-clark.com.br e siga os perfis no Facebook e Linkedin.