Forte estiagem faz com que CASAN realize rodizio no abastecimento de água de Xaxim

Comunicado oficial da companhia pede conscientização no uso da água uma vez que mananciais de abastecimento estão com aproximadamente 40% da vazão habitual


Agência CASAN de Xaxim está veiculando nas emissoras de rádio um Comunicado oficial solicitando à população que reduza o consumo de água e anunciando um rodízio no abastecimento enquanto perdurar a estiagem. Os rios Jacu e Jacutinga, usados como mananciais de abastecimento, estão com aproximadamente 40% da vazão habitual.

Nos últimos 60 dias, a região recebeu aproximadamente 56 milímetros de chuva, muito abaixo da média histórica e da necessidade de recarga dos mananciais.

Um açude usado de forma complementar está com seu lençol freático afetado pela falta de chuvas regulares. A área técnica da empresa está promovendo melhorias operacionais para utilizar uma outra fonte alternativa.

DOIS TURNOS

Os bairros Ari Lunardi, Santa Terezinha (parte alta), Área Industrial, Frei Bruno (parte alta), Bela Vista, Chagas, Diadema, Primavera, Centro (lado do Banco do Brasil) e Guarani

(parte baixa) passam a ser abastecidos das 23h às 11h da manhã.

Os bairros Alvorada, Flor, Germânico, Guarani (parte alta), Santa Terezinha (parte baixa), Centro (lado da Praça) e Frei Bruno (parte baixa) receberão água das 11h às 23h.

Caixa d’Água

A Companhia aproveita a oportunidade para relembrar a todos a importância da caixa d’água no imóvel. Além de obrigatório, o equipamento representa uma segurança para os próprios usuários do sistema.

Dicas de Uso Responsável da Água

Bem natural e precioso, a água é um recurso finito, que precisa ser usado de forma responsável. As dicas de economia estão cada vez mais difundidas, mas colocá-las em prática no dia a dia, com apoio da família, é o maior desafio.

SOB O CHUVEIRO

É natural que o banho seja também um momento de prazer e relaxamento, mas ter consciência sobre o quanto se gasta com o chuveiro aberto ajuda a reduzir esse tempo.

Depende muito do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, mas em média gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos o gasto de água pode chegar a 120 litros.

Em um banho de 5 minutos é possível reduzir o uso para 30 litros.

- Em apartamentos os números são mais alarmantes: um banho de 15 minutos consome 243 litros de água. Reduzindo o tempo para 5 minutos a economia pode chegar a 162 litros.
 

ESCOVAR OS DENTES

Quando você escova os dentes durante 5 minutos com a torneira não muito aberta gasta aproximadamente 12 litros em casa e 80 litros em apartamento.

Se fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo d’água pode economizar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

VASO SANITÁRIO

- Descarga: é preciso atenção nesse momento em que se gasta muita água! Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário.
Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros.

Uma válvula defeituosa pode gastar até 30 litros. Por esta razão deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem notados.
 

HÁBITOS NA COZINHA

Lavar louça durante 5 minutos com a torneira continuamente aberta gera um gasto aproximado de 75 litros.

Se você ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, reduzindo o tempo para a metade (cerca de 2 minutos e meio), vai economizar 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta).
 

MÁQUINA DE LAVAR

- Procure não lavar roupas sem que a lavadora de roupas esteja na capacidade orientada pelo fabricante. Você vai economizar água e energia.

Uma máquina com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por lavagem, por exemplo.

 

CUIDADOS NO PÁTIO

Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água: em 15 minutos são perdidos 279 litros.

Usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho, também vai ajudar a manter a casa limpa e, ao mesmo tempo, economizar água.


PARA MOLHAR AS PLANTAS

As plantas precisam de água, mas prefira o regador à mangueira.

E regue as plantas nas primeiras horas da manhã ou no final de tarde para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte.
 

LAVAÇÃO DOS CARROS

Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água.
Com meia volta de abertura o desperdício chega a 560 litros.

Para reduzir, lave o carro somente uma vez por mês e com balde: nesse caso o consumo é de apenas 40 litros.

Com a economia de até 520 litros em uma lavagem de carros seria possível lavar 13 carros.

Publicidade