Paraná prorroga prazo de vigência do decreto que declara situação de emergência hídrica devido à grave escassez hídrica

Com o novo decreto, de número 6068, o uso da água para abastecimento público continua prioritário em relação às outras atividades


O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou, nesta quinta-feira (29), a prorrogação por mais 180 dias do prazo de vigência do decreto anterior que declara o Paraná em situação de emergência hídrica devido à grave escassez hídrica. Com esse novo decreto, de número 6068, o uso da água para abastecimento público continua prioritário em relação às outras atividades.

A emergência hídrica decorre do longo período de estiagem em todo o Paraná. Nos últimos 12 meses, o déficit de chuva chegou a 650 milímetros na Região Metropolitana de Curitiba, onde tem sido mais grave o impacto no abastecimento público. Nesta quinta-feira (29), o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana está em 27,5%, um dos mais baixos de sua história.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, avalia como necessária a prorrogação do prazo da situação de emergência hídrica. “Vivemos uma situação bastante preocupante e as previsões não são animadoras. Fazemos mais um apelo à população para que faça uso racional da água e economize o máximo possível. Temos a META20 que propõe que cada um reduza em 20% esse consumo. Isso é fundamental para que tenhamos água nos reservatórios até a normalização das chuvas.”

 

Publicidade