Brazil Water Week: Desafios da comunicação para envolver as pessoas nos temas da água e do meio ambiente nos próximos anos

Debate faz parte do Tema 7 – Comunicação, TI e Participação Social da Semana da Água do Brasil, encerrada nesta sexta, 30 de outubro


Na última sessão da Brazil Water Week (Semana da Água do Brasil), realizada nesta sexta (30), especialistas discutiram os desafios da comunicação para envolver as pessoas nos temas da água e do meio ambiente nos próximos anos. O debate fez parte do Tema 7 – Comunicação, TI e Participação Social do evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

Estiveram presentes na discussão Laurence Pelisson-Demouli, chefe de Comunicação Institucional do SIAAP – Autoridade Sanitária da Grande Paris; Edison Carlos, CEO do Trata Brasil; Fábio Toreta, superintendente de comunicação da Sabesp; e Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Na oportunidade, os convidados apresentaram as experiências e ações de comunicação em suas instituições para o engajamento de cidadãos do Brasil e do mundo em assuntos e iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.

Segundo Dante Ragazzi Pauli, moderador da sessão e coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES, o tema foi de extrema relevância, pois mostrou o quão necessária é a comunicação para o reconhecimento da importância do saneamento na vida das pessoas.

“Devemos prosseguir, é um processo que demora, o setor nunca foi valorizado, mas isto está mudando aos poucos. E para continuar, é preciso comunicar de forma eficiente e eficaz”, analisou Dante, que demonstrou otimismo com relação ao avanço do tema nos próximos anos.

Ao longo desta semana, a Brazil Water Week reuniu especialistas de mais de 15 países para discutir a água em sua concepção mais ampla, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.  Ao todo, foram 30 sessões, divididas em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 120 especialistas envolvidos.

 

Publicidade