CASAN inicia manobras operacionais para garantir abastecimento de água em Chapecó
CASAN -
Com volume muito abaixo devido a estiagem, companhia viu a necessidade de realizar manobras em 36 bairros da cidade
Maior cidade do Oeste catarinense, Chapecó iniciou manobras operacionais no Sistema de Abastecimento de Água para atender diariamente todos os 47 bairros da cidade.
A barragem de contenção no Lajeado São José, onde a água é captada, está com volume muito baixo devido à estiagem que se iniciou ainda em junho de 2019. Em setembro passado foi registrada a menor precipitação dos últimos 50 anos na região, com apenas 40 milímetros de chuvas. Em outubro, a precipitação alcançou somente 15% do histórico habitual.
Com baixos volumes na captação a CASAN iniciou um sistema de manobras que afeta diretamente 36 bairros da cidade. Quinze (15) bairros serão abastecidos durante a noite, a partir das 19h:
Bela Vista, Boa Vista, Bom Pastor, Engenho Braum, Esplanada, Jardim América, Jardins
Líder, Monte Belo, Paraíso, Santa Maria, São Cristóvão, São Lucas, São Pedro e Vila Real.
Em 21 bairros de Chapecó o abastecimento será interrompido entre 19h e 7h da manhã:
Alvorada, Araras, Autódromo, Centro, Cristo Rei, EFAPI, Eldorado, Jardim Europa, Jardim Itália, Lajeado, Maria Goretti, Palmital, Passo dos Fortes, Presidente Médici, Quedas do Palmital, SAIC, Santa Paulina, Santo Antônio, Santos Dumont, Seminário e Universitário.
Os demais 11 bairros não serão afetados diretamente em um primeiro momento. “Esses 11 bairros são fundamentais e precisam colaborar”, observa o chefe da Agência local, engenheiro Bruno Eleotero. “Dependerá do consumo deles o abastecimento para as demais áreas e, principalmente, a não ampliação das manobras para toda a cidade”.
POR FAVOR
- Não lave casas, pátios, calçadas, hall de prédios com mangueira e carros em hipótese alguma.
- Ao lavar louças ou escovar os dentes, feche a torneira.
- Junte a roupa até encher a máquina de lavar
- Reduza o banho a no máximo 5 minutos.