CASAN realiza operação emergencial para melhorar captação de água da barragem do Rio Tigre
CASAN -
Companhia irá instalar novas bombas para ampliar a Estação de Recalque de Água Bruta e ajudar no abastecimento de Chapecó
Os técnicos da CASAN vistoriaram na manhã desta quarta-feira, dia 4, a barragem do Rio Tigre, a 18 quilômetros do centro de Chapecó, onde serão instaladas novas bombas para ampliar a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) instalada naquela área.
Um novo sistema completo de bombeamento, com Quadro de Comando Elétrico, está sendo transportado desde Florianópolis para reforçar a captação. A obra emergencial deve entrar em operação em aproximadamente uma semana, calcula o engenheiro Daniel Scharf, Superintendente Regional do Oeste.
O novo sistema vai funcionar com auxilio de geradores durante as 24 horas do dia. "Acreditamos em aumentar de 70 a 100 litros por segundo a captação no Tigre", estima o engenheiro Bruno Eleotero, chefe da Agência Chapecó. A água do Rio Tigre será transportada até a Estação de Tratamento (ETA), passando antes pelo Poço de Sucção instalado no Lajeado São José.
O município consome uma média diária de 530 litros/segundo, o equivalente a 45 milhões de litros/dia, com captações divididas entre o Lajeado São José (50% ) e o Tigre (50%). A operação emergencial no Tigre pode representar até 20% a mais do volume diário captado neste manancial, amenizando as dificuldades de abastecimento, reduzindo a dependência do Lajeado São José.
Manobras operacionais estão afetando desde domingo 36 bairros. Outros 11 bairros ainda não estão sendo afetados. "Contamos com a colaboração dos moradores não incluídos no rodízio, pois são os que mais podem contribuir para economia de água neste momento", diz Daniel Scharf. "Não está descartada a necessidade de ampliar as manobras para todos os 47 bairros de Chapecó".