Ceará é reconhecido como referência nacional no controle de qualidade da água distribuída à população

Resultado reflete o cumprimento às exigências de cadastro das informações do monitoramento da qualidade da água que a Cagece


O Ministério da Saúde destacou o Ceará como referência nacional no controle de qualidade da água distribuída à população. O estado atingiu todas as metas do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), do Ministério da Saúde. Das quatro metas alcançadas, uma posicionou o Ceará no primeiro lugar do ranking nacional, ao lado de Santa Catarina, sendo os únicos a cumprirem 100% a inclusão dos dados de vigilância.

No Ceará, a alimentação dos dados no sistema Vigiagua é feita pela Cagece, o que aferiu esse resultado. O sistema informatizado dos dados do Laboratório Central da companhia foi integrado com o sistema Vigiagua da Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde.

Para isso houve uma parceria entre a Gerência de Controle da Qualidade do Produto (Gecoq) e a Gerência de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Getic) para que o Sistema Gestão de Laboratório fosse integrado ao sistema Vigiagua. “Essa integração foi concluída em agosto deste ano de 2020. Antes dessa data, a inclusão era realizada manualmente, no próprio Vigiagua, pelos supervisores de controle da qualidade da Cagece. Após a adequação do nosso sistema, esses dados são todos passados imediatamente. Na hora em que a gente lança, o nosso sistema exporta pra o sistema do Ministério da Saúde”, informou Milena de Oliveira, gerente da Gecoq.

Para a superintendente de controle da qualidade, Neuma Buarque, esse resultado reflete o cumprimento às exigências de cadastro das informações do monitoramento da qualidade da água que a Cagece oferta para seus clientes. “Sempre cumprimos rigorosamente os prazos de alimentação das informações e os planos de amostragem validados pela Vigilância Sanitária. Para mim, isso traduz nosso respeito e compromisso com a saúde dos nossos cearenses e meu orgulho de fazer parte desse propósito que é promover a saúde da nossa população!!!”, disse.

O sistema é alimentado mensalmente. Os dados são relacionados às formas de abastecimento dos municípios no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), um dos principais instrumentos do Vigiagua. Por meio desse sistema são acompanhados o cumprimento do monitoramento e os resultados dos parâmetros que aferem a potabilidade da água.

No estado, o Vigiagua é coordenado e acompanhado pela Célula de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde (Sesa).

Publicidade