Sanepar apresenta protocolo de segurança para barragens de abastecimento na Região Metropolitana de Curitiba

Documenta destaca série de medidas adotadas pela Companhia nos projetos, construção e monitoramento das barragens


A Sanepar apresentou na última quarta-feira (18) o protocolo de segurança das suas quatro barragens de abastecimento na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a representantes da Coordenação Estadual da Defesa Civil, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Instituto Água e Terra (IAT) e das Defesas Civis de municípios da região. O documento destaca uma série de medidas adotadas pela Companhia nos projetos, construção e monitoramento das barragens, e na elaboração do Plano de Segurança das Barragens e do Plano de Ação Emergencial.

Os elementos do protocolo de segurança da Companhia vão servir de base para que a Defesa Civil de cada município da RMC elabore um Plano de Contingenciamento com as ações de proteção, prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em caso de desastre.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar Julio Cesar Gonchorosky, explica que as barragens da Sanepar são seguras por terem sido projetadas e construídas com boas práticas de engenharia e seguirem todas as exigências legais de segurança. “Os trabalhos de prevenção e capacitação são constantes e o nosso compromisso é dar continuidade a essa prática. E estamos aprimorando nosso sistema de monitoramento, por meio de um convênio com o Parque Tecnológico Itaipu que estabelece o compartilhamento de dados e tecnologia para segurança desses empreendimentos.”

As quatro barragens da Sanepar na RMC - Iraí, Piraquara I, Piraquara II e Passaúna - são instrumentalizadas com equipamentos de medição de recalque, de nível, controle de percolação e de todos os indicadores necessários para monitoramento de segurança. O projeto da Miringuava, que está em construção, também segue todas as exigências de segurança e monitoramento.

Publicidade