21ª edição do Lide Talks: O marco do saneamento e os projetos de infraestrutura do Estado

Na ocasião, os gestores destacaram iniciativas que visam qualificar os rumos do saneamento no Rio Grande do Sul


O secretário Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, e o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, participaram da 21ª edição do Lide Talks, nesta quarta-feira (25). Promovido pelo Lide RS – Grupo de Líderes Empresariais, o evento virtual teve como tema “O marco do saneamento e os projetos de infraestrutura do Estado”. Na ocasião, os gestores destacaram iniciativas que visam qualificar os rumos do saneamento no Rio Grande do Sul.

Para o secretário Artur Lemos Júnior, o desenvolvimento socioeconômico é necessário para garantir a proteção ambiental. “Buscamos sempre o equilíbrio, a eficiência e a cooperação. Nesse sentido, a parceria com o setor privado é fundamental para fazer avançar o atendimento à sociedade”, salientou, abordando uma série de ações tomadas pela secretaria e pelo Governo do Estado, tais como a elaboração do Plano Estadual de Saneamento, a modernização do Código Estadual de Meio Ambiente e os processos de privatização das estatais de energia.

O diretor-presidente Roberto Barbuti ressaltou que o novo marco do saneamento catalisou mudanças que já estavam em andamento na Companhia. “Percebemos que a Corsan estava desacreditada, devido a um histórico de entregas prometidas e não cumpridas. Por isso, hoje somente firmamos compromissos que podemos concretizar. E essa confiança vem do planejamento”, frisou. O dirigente afirmou que as PPPs no esgotamento sanitário se mostram necessárias devido ao déficit de atendimento e à escassez de fontes públicas de financiamento. Informou que a parceria em vigor na Região Metropolitana deve universalizar os serviços antes da meta estabelecida no novo marco e que o BNDES está contratado para modelar PPPs em outros 41 municípios gaúchos.

Barbuti elencou outras iniciativas que visam construir o que define como “uma nova Corsan”. Entre elas, parceria com o Banco Mundial para qualificar a gestão de perdas de água, emissão de debêntures, abertura de capital, diminuição de reclamatórias trabalhistas, investimentos em inovação e novas tecnologias e criação de uma diretoria específica para questões de meio ambiente e sustentabilidade. O sócio-diretor institucional do Nelson Willians Advogados, Marcel Daltro, também participou do encontro, que foi mediado pelo presidente do Lide RS, Eduardo Fernandez. A íntegra do Lide Talks está disponível em youtube.com/watch?v=Fk0uA-8q_ho

Publicidade