SIMA assina parceria com Madri para promover objetivos com foco em sustentabilidade
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente -
Entre os projetos que terão atenção especial dos dois governos estão a parceria das regiões na implementação da Convenção Sobre Diversidade Biológica
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) assinará com a Consejeria de Medio Ambiente, Ordenación del Territorio y Sostenibilidad da Comunidade Autônoma de Madri, carta de intenções visando atingir objetivos comuns entre as duas instituições, com foco na sustentabilidade, conservação dos recursos naturais e buscando identificar, juntos, projetos e ações potenciais que promovam o fortalecimento e aprimoramento da cooperação bilateral.
O primeiro passo foi dado nesta quinta-feira (26) com a teleconferência realizada entre o representante do secretário Marcos Penido, Eduardo Trani, subsecretário do Meio Ambiente da SIMA, e a secretária de Meio Ambiente, Planejamento Territorial e Sustentabilidade da Comunidade Autônoma de Madri, Paloma Martín Martín. Como tema central dos interesses das duas entidades está o apoio à implementação da Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) nos dois territórios e junto aos demais parceiros globais. Os resultados da parceria serão levados à COP 15 que será realizada em Kunming, na China, no segundo semetre de 2021.
A secretária Paloma Martín destacou a importância da parceria, lembrando que São Paulo tem relevância nas ações e cuidados com a agenda ambiental, permitindo muitas possibilidades na troca de experiências. O subsecretário Trani lembrou que a CDB, iniciada na Conferência Rio-92, permitiu grandes avanços na proteção da biodiversidade, notadamente com as Metas de Aichi que serão concluídas este ano. A parceria ajudará a preparar os próximos passos junto à CDB e para a COP 15, juntando a experiências das duas comunidades.
Entre os projetos que merecerão atenção especial dos dois governos estão a parceria das regiões na implementação da CDB e o reforço da biodiversidade no desenvolvimento sustentável de cada um dos parceiros. O reforço do uso sustentável da biodiversidade como instrumento de conservação terá destaque na agenda, conforme ressalta a carta de intenções dos governos de São Paulo e o de Madri.