Concessionária Mirante conquista 2º lugar na categoria Eficiência Operacional no Prêmio Inovae
Assessoria de Imprensa -
Solução ecologicamente sustentável é referência em lavagem de rede coletora de esgoto e poços de visita
Os investimentos e trabalhos realizados nos últimos anos pela concessionária Mirante em parceria com o Semae, são fatores importantes que contribuíram diretamente com os avanços promovidos no município na área de saneamento. No último ano, a empresa implantou a utilização de detergente biodegradável em redes coletora de esgoto com acúmulo de gordura, o produto age como facilitador nos procedimentos de desobstrução e possibilita a diminuição da recorrência de obstruções nesses pontos.
Inédito no município, o projeto mapeou 19 pontos com obstrução por gordura e realizou o monitoramento quinzenal, a fim de controlar o tempo que levaria para a gordura se acumular novamente. Somente após sete meses o local voltou a registrar a incidência, no processo anterior o tempo médio era em torno de 40 dias. Inovador e sustentável o projeto foi inscrito no Prêmio Inovae, organizado pela Aegea e apresentado na Semana de Inovação 2020, e conquistou o 2º lugar na categoria "Eficiência Operacional ".
Os índices apresentados por Lais Fonseca Gomes, Coordenadora de Operações em parceria com Vitor Henrique Gianoni Fonseca, almoxarife da Mirante, foram elaborados após uma extensa pesquisa na busca de soluções ecologicamente corretas e demonstram grande eficiência.
“Anteriormente tínhamos um alto grau de reincidência de chamados, e isso gerava constantes ordens de serviço e deslocamento das equipes para as mesmas áreas, com a utilização do detergente biodegradável encontramos uma solução que não agride o meio ambiente, previne futuras obstruções e aumenta de vida útil dos equipamentos, garantindo assim o bom funcionamento da rede coletora de esgoto. Nos locais onde o detergente foi aplicado não houve ocorrência de obstruções em até 350 metros, os benefícios para a população vão desde a valorização da área, o aumento da qualidade de vida e até a preservação ambiental”, conclui.
Ideia
O projeto foi idealizado pela equipe técnica de Serviços da Mirante, e surgiu após um levantamento realizado pela área que identificou as principais causas e reincidência das ocorrências de obstrução da rede coletora de esgoto. Deste estudo, chegou-se à conclusão de que 35% dos casos tinham como origem o acúmulo de gordura, o que representa a média de 260 obstruções mensais provenientes deste excesso de resíduo.