SIMA integra comitê com o objetivo de promover a garantia da segurança hídrica no Estado de São Paulo

Comitê promove discussões entre governos, empresas e sociedade civil em busca de soluções objetivas e coletivas


Na quarta-feira (2), o secretário-executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Ricardo Santoro e o assessor de relações internacionais e de infraestrutura da SIMA, Patrick Johann Schindler, participaram da primeira reunião do Comitê Orientador do 2030 Water Resources Group Brasil / São Paulo. Por meio de plataformas multissetoriais, o grupo promove a discussão e a cooperação entre governos, empresas e sociedade civil para a construção de soluções objetivas e coletivamente consensuadas para a garantia da segurança hídrica no Estado de SP. O objetivo principal da organização é ajudar os países a reduzirem a lacuna entre a demanda e o fornecimento de água até 2030.

Os pontos focais trabalhados incluem identificar obstáculos aos investimentos no saneamento e à gestão sustentável dos recursos hídricos, de modo a mobilizar as partes interessadas para discutir questões relevantes e direcionar soluções coletivas. Também são desenvolvidos estudos técnicos, ferramentas de gestão e projetos que aportem soluções inovadoras, maior eficiência dos serviços e mudanças culturais. Tais ações visam facilitar as parcerias público-privadas e investimentos, além de agregar expertise nacional e internacional no setor.

Para o secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, a formação deste grupo é uma oportunidade de unir empresas estatais, privadas, agências reguladoras, bancos de financiamento e outros órgãos, em busca de um objetivo comum. “Nós buscamos as melhores condições possíveis para os habitantes do Estado e temos empenhado esforços em amplificar o saneamento e a segurança hídrica. Neste grupo, formado por diversos atores, tomaremos decisões convergentes e destravaremos uma série de oportunidades para o avanço no setor”, destacou.

A coordenadora do 2030 WRG Brasil / São Paulo, Stela Goldenstein, destacou a importância das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) oferecerem água de reuso às empresas que demandem do recurso. “A melhor opção seria, quando possível, instalar ETEs próximas aos distritos industriais e vice-versa”, disse.

Já o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, afirmou que a relação com a iniciativa 2030 WRG tem gerado resultados positivos, como a operação e manutenção de grandes estações de tratamento de esgoto, de 25 mil a 160 mil litros por segundo, de forma prática, eficiente e inovadora.

2030 Water Resources Group Brasil / São Paulo
O 2030 Water Resources Group (2030 WRG) é uma parceria público privada e da sociedade civil patrocinada pelo Grupo do Banco Mundial. Apoia a colaboração em nível de país projetada para unir diversos grupos com um interesse comum na gestão sustentável dos recursos hídricos.

O 2030 WRG procura contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), não somente aqueles relacionados diretamente à água, mas também com os que dependem deste recurso.

Para mais informações acesse: https://www.2030wrg.org/

Publicidade