Programa Nascentes da SIMA é finalista do Prêmio ANA 2020
Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo -
Projeto que tem como objetivo a restauração ecológica e a segurança hídrica concorre na categoria Governo
O Programa Nascentes, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), é um dos finalistas, na categoria Governo, do Prêmio ANA 2020, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O anúncio foi feito na quarta-feira, 2 de dezembro, em cerimônia transmitida pelo YouTube.
“Estar entre os finalistas reforça a importância do Nascentes para a restauração ecológica e a segurança hídrica, além de ser um reconhecimento da sua contribuição para a gestão da água no estado de São Paulo”, destacou a coordenadora do Programa Helena Carrascosa.
O Programa Nascentes foi criado para promover a restauração ecológica em áreas prioritárias, visando o aumento de segurança hídrica e biodiversidade, buscando a preservação de mata ciliar das nascentes, córregos e rios.
O Nascentes foi lançado em 3 de junho de 2015 e destaca-se a importância da articulação dos atores da restauração, conectando os especialistas, proprietários rurais, empreendedores públicos e privados e organizações da sociedade civil.
É um programa de governo, composto por uma Comissão Interna, formada por membros do Sistema Ambiental Paulista, que se reúne periodicamente. Participam representantes das Diretorias de Controle e de Impacto da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Fundação Florestal e da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB).
Inscrito pela primeira vez, o Nascentes concorreu com 90 projetos na categoria Governo e foi classificado junto com um projeto do INCRA e outro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC – Curitiba). São três finalistas, em cada uma das oito categorias do prêmio, que agora disputam o troféu de vencedores do concurso. Os ganhadores de cada categoria serão conhecidos em março de 2021. A data foi alterada por conta da pandemia da Covid-19.
Até lá, os finalistas já podem utilizar o “Selo Prêmio ANA: Finalista” em seus materiais de divulgação. Outra ação será a apresentação dos projetos em eventos online a partir do próximo mês de janeiro, uma espécie de vitrine para que os finalistas possam compartilhar suas ideias e semear as boas práticas em prol da água, objetivo da premiação.
Mais informações em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/