Saneago entrega novo sistema de abastecimento de água a comunidade quilombola

Companhia reforça o comprometimento de atender não somente grandes centros, mas também cidades que não possuem um sistema adequado


O governo de Goiás, por meio da Saneago, inaugurou e entregou, na terça-feira (8), o sistema de abastecimento de água da Comunidade Quilombola Kalunga São Domingos, que fica a cerca de 60 km da área urbana de Cavalcante. A partir de agora, todas as 210 moradias do povoado já estão recebendo água tratada com regularidade. São 650 pessoas que passam a contar com o benefício.

O novo sistema é formado por um poço tubular profundo de 156 metros de profundidade e vazão de 30 metros cúbicos de água por hora, além de reservatório. Também foram implantados 6.500 metros de redes. Os moradores usufruem ainda do tratamento da água por cloração, atendendo os maiores padrões de exigência e, com isso, garantindo segurança e saúde a todos. O diretor de Expansão, Ricardo Correia, explicou que: “A Saneago tem a missão de atender os grandes centros, mas também atender aquelas cidades e comunidades que ainda não são contempladas com sistemas adequados para os dias de hoje”.

As obras são resultado de investimentos na ordem de R$ 500 mil, com recurso e mão-de-obra próprios da Saneago. Os trabalhos foram concluídos em cinco meses. Ricardo Correia defendeu ainda isso demonstra que “a Saneago não foge à obrigação de ser eficiente, profissional e de executar todas as suas tarefas com ética, transparência e compliance público”. O diretor finalizou: “Essa obra é tão importante pra vocês, da comunidade, quanto para nós, da Saneago”.

Depoimentos

Durante a cerimônia, foi acionado o botão para ligar a bomba e aberta torneira, marcando o início das atividades do sistema. A moradora, Valdeir Soares, deu  depoimento sobre a chegada da água na torneira de casa: “Água é vida! Antes, a gente tinha água, mas carregada no balde, na cabeça. Em um tempo desse, era difícil sair debaixo de chuva pra pegar água pra lavar roupa, lavar vasilha. Hoje, nossa vida vai mudar totalmente”.

Filomena Gonçalves, também da comunidade, relatou que antes pegava água do rio e completou: “Hoje vou beber água tratada. Vai facilitar demais, vou nem comparar. Fico muito alegre. Agradeço a Deus e à equipe que trabalhou aqui, eles trabalharam um bocado, não foi fácil”.

Paralelamente à realização das obras, foi desenvolvido um trabalho socioambiental na comunidade, promovendo a participação dos moradores na implementação do projeto. A ação contou com visitas educativas e informativas em todos os domicílios da área de intervenção, contribuindo para a conscientização quanto ao consumo comedido da água e à necessidade de adequação das instalações domésticas, como a utilização de torneiras.

Todo o conjunto de ações desenvolvidas na comunidade fazem parte de uma iniciativa conjunta com o Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás e Organização das Voluntárias de Goiás. E demonstra o papel social da Saneago, contribuindo para combater as desigualdades e melhorar a qualidade de vida na região, berço de um território de resistência, formação de identidade e esperança.

Publicidade