Atibaia Saneamento estima universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2025
ABCON/SINDCON -
Obras importantes como a nova ETE Caetetuba estão sendo realizadas e irão beneficiar toda a população do município
O acesso à informação de qualidade é essencial para que se possa fazer diagnósticos confiáveis e realistas sobre os serviços essenciais do país. O setor de saneamento – principal desafio de infraestrutura brasileira – possui diversas bases de dados, com informações compatibilizadas e que contribuem para o efetivo monitoramento das políticas públicas. O principal levantamento é feito pelo SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), que faz a coleta anualmente junto aos municípios e aos prestadores de serviços de saneamento básico seguindo o cronograma de coleta de cada componente, o que demonstra os principais pontos de atenção a cada caso.
Estes resultados mostram um déficit no avanço do saneamento no país, onde é possível visualizar que, mais 30 milhões de brasileiros, não possuem abastecimento de água e, no que diz respeito ao esgotamento sanitário, 100 milhões não recebem coleta e tratamento de efluente, o que reflete diretamente na saúde pública do Brasil. O Instituto Trata Brasil, que é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país, também realiza frequentes levantamentos que mostram o atraso no Plano Nacional do Saneamento Básico (PLANSAB), que previa a universalização até 2033, além dos principais impactos que estes serviços essenciais causam na sociedade, sejam eles negativos ou positivos.
Em Atibaia, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade e que mantém uma Parceria Público-Privada (PPP) com a SAAE, atualmente, segundo o SNIS-2018, conta com 65,4% de cobertura do esgotamento sanitário. Com a vigência do Plano Municipal de Saneamento, a PPP estima universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2025 e, ainda este ano com a entrega da nova ETE Caetetuba, poder saltar em 12 pontos percentuais em atendimento de moradores que ainda não dispõem do serviço. “Ainda este mês, faremos a entrega da 1ª etapa da ETE Caetetuba, uma obra significativa que colocará o município de Atibaia no ranking das cidades com melhores índices de saneamento e temos trabalhado para que, em um tempo recorde, os munícipes possam desfrutar dos inúmeros benefícios da universalização dos serviços de esgotamento sanitário”, contou Mateus Banaco, diretor geral da Atibaia Saneamento.