Sanesul entrega novos equipamentos para inovar o sistema de abastecimento de água de Bonito
ACOM/SANESUL -
Objetivo é otimizar os serviços prestados e reduzir as perdas de água tratada
A Sanesul entregou novos equipamentos e veículos para a unidade de Bonito com o objetivo de reforçar os trabalhos de manutenção e melhorias do sistema de abastecimento de água da cidade.
A empresa fornece água tratada de forma universalizada na cidade e, visando a otimização dos serviços prestados, está executando um projeto de readequação do sistema com foco na redução em perdas de água tratada. A estatal está fazendo investimentos e tem metas de redução dos indicadores de perdas de água, inclusive no próprio consumo de energia.
A primeira etapa do projeto consiste na compra de equipamentos necessários para execução dos serviços. Na próxima fase as equipes passarão por treinamento para cada atividade específica.
No projeto, estão previstas diversas ações tais como: execução de setorização da distribuição de água (processo em que o sistema é dividido em diversos subsistemas denominados de distritos de medição e controle -DMC ); a substituição de hidrômetros; instalação de novos equipamentos de gerenciamento de pressão; e implantar no município a telemetria (uma tecnologia avançada online de monitoramento, que a Empresa utiliza para acompanhar em tempo real o sistema de abastecimento de água), entre outros.
"A Sanesul está buscando tecnologias e investindo em infraestrutura que melhore os índices de perdas nas cidades operadas. Atualmente, o combate às perdas de água é um grande desafio para as companhias. Convênios como este com a Caixa nos possibilitam obter os recursos necessários para a implantação desse projeto em Bonito", comentou o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr.
Segundo o diretor comercial e de operações da Sanesul, Onofre Assis de Souza, a estatal busca cada vez mais aprimorar a sua eficiência nos serviços prestados.
"Todas essas mudanças irão permitir um ganho no gerenciamento da distribuição de água em Bonito, cidade turística que é referência em saneamento com serviços de água tratada e esgotamento sanitário universalizados. Este projeto é um trabalho construído em equipe, a partir de dados e informações locais, que nos permitem identificar os problemas no sistema de abastecimento, elaborar planos e programas de melhorias, e beneficiar toda a cadeia produtiva de água tratada”, destacou o diretor.
A entrega dos equipamentos e veículos ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 16, com a presença do representante da Caixa Econômica Federal Rodrigo Cunha, da diretoria da Sanesul e empregados da Sanesul.
INVESTIMENTO EM POÇOS - Este ano, a Sanesul também investiu na ampliação da produção de água perfurando mais dois poços na cidade, o BON-015 e o BON-016.
O BON-016 tem capacidade de produção de 72 mil litros/hora e esta localizado no centro da cidade, no Bairro Boa Vista, e vai abastecer o reservatório central de Bonito.
Já o BON-015 está na área do Solar dos Lagos, com uma vazão de até 15 mil litros/hora.