CASAN firma compromisso para finalizar sistema de esgotamento sanitário em Xanxerê

Compromisso foi firmado com o Governo do Estado e vai colocar em operação uma infraestrutura fundamental para a saúde e o meio ambiente do município


O Governo do Estado e a CASAN anunciaram na manhã desta quinta-feira, 17, que vão finalizar o projeto de esgotamento sanitário em Xanxerê, colocando em operação uma infraestrutura fundamental para a saúde e o meio ambiente do município.

O compromisso foi assinado pelo subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, que representou o governador Carlos Moisés no ato, pela presidente da CASAN, Roberta Mass dos Anjos, e pelo prefeito Avelino Menegolla.

Em sintonia com a gestão que encerra seu trabalho em Xanxerê e com a administração que assume a partir de 1º de janeiro, o acordo permite que a Companhia conclua o sistema de esgotamento sanitário implantado com cerca de R$ 10 milhões da Funasa e Prefeitura Municipal. A previsão é de investimento de mais aproximadamente R$ 3 milhões para operacionalização do Sistema.

O prefeito eleito da cidade, Oscar Martarello, e seu vice, Adenilson Biasus, acompanharam a assinatura, que aconteceu no auditório da Companhia, em Florianópolis.

“Essa parceria demonstra mais uma vez a meta do Governo do Estado de fortalecer e melhorar os municípios, investindo onde eles mais precisam. A CASAN vem fazendo muito bem isso, desenvolvendo o saneamento em todas as regiões”, afirmou Chiodelli.

“Tivemos muitas negociações ao longo dos anos, mas saímos daqui felizes de poder concretizar essa obra”, salientou o prefeito Avelino Menegolla.

Ações complementares de saneamento

No mesmo ato, Companhia e Prefeitura assinaram um termo aditivo que garante parte da arrecadação da CASAN ao município para aplicação em ações complementares. Os recursos poderão ser investimentos em água e esgoto em áreas rurais, na preservação ambiental, na proteção dos mananciais ou em outras atividades estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento, sob o acompanhamento do Conselho Municipal de Saneamento Básico.

“Essa ação permite que o município também faça a gestão de seu saneamento, contemplando o que está fora da área de atuação da companhia. Xanxerê ainda será beneficiado com o projeto do Rio Chapecozinho, que faz parte do planejamento para segurança hídrica do Estado” , afirmou Roberta.

Publicidade