Anomalia na água do Canal da Água Limpa no Rio Iguaçu
Sanepar -
A empresa foi obrigada a paralisar a produção e distribuição de água da ETA Iguaçu no início desta semana. Mais de 900 mil pessoas foram prejudicada
Nesta quinta-feira (17), o diretor Jurídico da Sanepar Andrei de Oliveira Rech solicitou à Superintendência da Policia Civil do Paraná e Delegacia de Proteção do Meio Ambiente Paraná para que investigue a causa da anomalia na água do Canal da Água Limpa, no Rio Iguaçu. “A Sanepar está comprometida em identificar os responsáveis. A empresa não vai permitir que ações criminosas prejudiquem a saúde dos paranaenses”, diz Andrei.
O superintendente da Polícia Civil, Silvio Rockembach, informou que uma equipe da policia irá a campo, ainda nesta quinta-feira, iniciar a investigação criminal.
A empresa disponibilizou para a Polícia todas as informações coletadas desde o início da semana quando identificou a presença de produtos “surfactantes”, com características de formação de espuma e viscosidade similar a vários tipos de detergentes. Acompanharam do diretor Jurídico, Fernando Guedes, diretor adjunto de Governança Riscos e COmpliance e o advogado Fernando Massardo.
A anomalia identificada na ETA Iguaçu já foi totalmente solucionada. Assim que a empresa identificou alteração na qualidade da água foi acionado o Protocolo de Atendimento a Emergências Ambientais. A produção de água na Estação foi paralisada preventivamente, visando proteger a saúde da população e danos nos processos de tratamento. A água com alteração não foi distribuída para a população.
Fake News - A empresa também está atuando junto aos órgãos policiais para apurar a responsabilidade de pessoas que divulgam e compartilham fake news. A Sanepar tem sido vítima de pessoas que tem colocado em dúvida a qualidade da água distribuída pela companhia. “Isto causa pânico e insegurança na população quanto ao uso da água, que é essencial à vida de todos”, comenta o diretor.
No site da Sanepar (www.sanepar.com.br) estão disponíveis para a população todas as informações sobre qualidade da água distribuída em cada cidade do Paraná. Todos os dias a empresa realiza mais de 600 mil análises mensais e mantém um rigoroso controle de qualidade dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde.