Novo sistema de esgotamento sanitário do distrito de Croatá
Cagece -
O evento de inauguração do novo sistema de esgotamento sanitário de Croatá contou com a presença apenas do prefeito de São Gonçalo do Amarante
Foi inaugurado na última semana o sistema de esgotamento sanitário do distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante. A obra executada e concluída pela prefeitura do município foi entregue para a Cagece que irá operar o novo sistema na localidade que até então não contava com coleta e tratamento de esgoto. Ao serem interligados à rede coletora, cerca de seis mil habitantes serão beneficiados com a melhoria, que tem como objetivo promover saúde e qualidade de vida para a população.
O sistema de esgotamento sanitário de Croatá conta com quatro sub-bacias, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com tecnologia de lagoa de estabilização e uma rede coletora que irá atender duas mil ligações, representando aproximadamente 80% de cobertura de rede de esgoto no distrito. “Croatá já partiu na frente de várias localidades no alcance das metas de universalização do esgotamento sanitário impostas pelo novo marco legal do saneamento”, destacou o superintendente de Negócio Norte da Cagece, Carlos Salmito.
A Cagece realiza ainda o serviço de verificação das interligações dos imóveis à rede coletora. De acordo com o gerente da Unidade de Negócio da companhia responsável pelos serviços de água e esgoto na região, Edimilson Macêdo, equipes socioambientais da Gerência de Responsabilidade e Interação Social da Cagece realizam também trabalho porta a porta para conscientização da população do distrito sobre funcionamento do sistema de esgotamento e sobre a tarifa da companhia referente a prestação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. “Assim que terminarmos essa etapa, a unidade dará início ao faturamento na localidade”, pontua o gerente.