Equipe técnica da diretoria da Saneago visita obras da Subestação Universitária da Enel
Saneago -
O balanço que temos é de muitas providências tomadas por parte da Enel, que está mais atenta à importância da nossa comunicação
O diretor de Produção, Mauro Lessa, realizou visita às obras da Subestação Universitária da Enel em Anápolis, nesta manhã (07). Equipe técnica da diretoria também acompanhou a ação, bem como o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Francisco Lacerda. A atividade, que contou com apresentação e visita guiada à obra, foi realizada a convite da empresa de distribuição de energia, como desdobramento da reunião, na última semana, com o presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas.
De acordo com o diretor da Saneago, de um modo geral a estrutura da subestação proporciona segurança suficiente para sanar a questão do fornecimento de energia para a Companhia. “O balanço que temos é de muitas providências tomadas por parte da Enel, que está mais atenta à importância da nossa comunicação, executando as ações necessárias para trazer estabilidade ao nosso sistema e garantir o abastecimento das pessoas”, afirmou Mauro Lessa.
No município, o fornecimento de água tratada é considerado universalizado, com cobertura de 99,5% da população. A aproximação da relação entre as concessionárias de saneamento e energia elétrica beneficia, sobretudo, os próprios clientes. Com mais clareza e transparência, a prestação dos serviços será assegurada com qualidade e regularidade aos anapolinos.
Subestação Universitária
A Enel comprometeu-se a concluir as obras da unidade, com energização da nova subestação, até o próximo mês de agosto, quando tem início o período de estiagem. Até lá, estará à disposição uma subestação móvel para reforçar a distribuição de energia em situações de problemas na Subestação Universitária. A conclusão da obra vai dobrar a potência e garantir confiabilidade, favorecendo diretamente o fornecimento de energia ao Sistema Piancó, que abastece 88% da população Anápolis com água tratada.
Vale lembrar que a energia elétrica é necessária para bombear a água e operar o sistema de abastecimento. No ano passado, grande parte das ocorrências de desabastecimento por queda de energia tiveram origem na referida subestação. Por isso, a unidade está sendo assistida criteriosamente. Em paralelo, a Saneago executa um conjunto de ações de saneamento e estudos de energia, além de seguir acompanhando a atuação da Enel, de quem a Companhia é a maior cliente no estado.
Investimentos
Desde o final de 2019, a Saneago intensificou investimentos e realizou um conjunto de melhorias operacionais, que garantiram regularidade no abastecimento de água tratada em Anápolis, inclusive no último período de estiagem. Entretanto, sucessivas e prolongadas interrupções no fornecimento de energia elétrica para unidades da Companhia, especialmente no mês de outubro de 2020, provocaram paralisações do abastecimento.
Dentre os investimentos efetuados recentemente, destacam-se a implantação de uma rede de poços interligados, a ampliação da capacidade de bombeamento e o incremento da eficiência de tratamento de água. Desde o fim desta estiagem, a Companhia trabalha para assegurar a estabilidade do sistema na próxima. Uma das iniciativas a serem concretizadas em curto prazo é a implantação de uma Estação de Tratamento de Água Compacta, com capacidade de 150 L/s. Além disso, já está em fase final a elaboração de um estudo hidrológico para definir o local de implantação de um barramento para abastecimento do município.