CASAN muda cenário Lagoa da Conceição após rompimento da lagoa de evapoinfiltrac¸a~o
CASAN -
Companhia tem como objetivo deixar a a´rea afetada igual ou até melhor do que estava antes do acidente.
Seis dias depois do acidente na lagoa de efluente tratado localizada junto às dunas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o cenário é bastante diferente.
A a´gua que escorreu foi sugada, as ruas estão sem lama, as redes de drenagem foram desentupidas e os entulhos foram recolhidos. Camadas de terra e de brita melhoram o aspecto dos pátios.
Neste domingo, o trabalho na Servidão Manoel Luiz Duarte, a mais afetada pelo alagamento, foi de ações mais leves e pontuais, como recolhimento de lixo, varredura e limpeza mais fina das ruas. Amanhã o trabalho prossegue.
O objetivo da Companhia e´ deixar a a´rea afetada pelo rompimento da lagoa de evapoinfiltrac¸a~o igual ou até melhor do que estava antes do acidente.
Ale´m das empresas convocadas emergencialmente para a reconstruc¸a~o da Servida~o Manoel Luiz Duarte, e que trazem maquina´rio especial, desde segunda-feira passada, dia do rompimento, cerca de 200 funciona´rios da Companhia participam voluntariamente do mutira~o, ajudando a limpar pa´tios, recolher entulhos, fazer faxina interna nas reside^ncias, recuperar piscinas e confortar moradores.
O Centro de Operações que a CASAN instalou no local terça-feira oferece atendimento médico, social e psicológico, além de disponibilizar produtos de limpeza, materiais para curativos caseiros, além de marmitas, lanches, frutas e água. O local também concentra as doações que chegam à empresa ou via Defesa Civil, como roupas, colchões e utensílios domésticos.
Em paralelo às ações de limpeza e atendimento aos moradores, desde o ini´cio da semana te´cnicos da CASAN, em conjunto com a Age^ncia Reguladora ARESC, fazem coletas dia´rias na Lagoa da Conceic¸a~o e no entorno com o intuito de monitorar a qualidade da a´gua nos diversos para^metros estabelecidos pela legislac¸a~o ambiental.