BRK Ambiental investe cerca de R$ 11 milhões em ampliações e melhorias nas redes de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim e região

Os dados foram apresentados pela BRK Ambiental, que segue com o plano de expansão e melhorias nos serviços de água e esgoto do município


A BRK Ambiental encerrou o ano de 2020 com mais de 20 mil metros de redes de água construídas, 757 metros de redes substituídas e 5.664 metros de novas redes de esgoto instaladas. Os números fazem parte do balanço das obras realizadas pela concessionária que, em um ano marcado por desafios na saúde pública, registrou o investimento de cerca de R$ 11 milhões em ampliações e melhorias nas redes de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim e região.

Durante o ano, 21 obras foram finalizadas no município, sendo 12 intervenções no Sistema de Abastecimento de Água e nove no Sistema de Esgotamento Sanitário. Dentre as regiões beneficiadas estão o Centro da Cidade, Monte Cristo, Aeroporto, Alto Gironda, Itaoca,  Rui Pinto Bandeira, Maria Ortiz, Rubem Braga, Morro Grande, Zona Rural de Tijuca e Safra, Sumaré e outras.

Para o engenheiro da BRK Ambiental responsável pelas intervenções, Gabriel Zigoni, as obras do 11º aditivo firmado com a Prefeitura Municipal, que ampliam o atendimento às localidades distantes da sede do município, estão entre as mais significativas realizadas pela concessionária, uma vez que levaram água às comunidades rurais que sofreram durante a estiagem dos últimos anos.

“As redes de água construídas por meio do 11º aditivo atendem hoje a quatro localidades que não eram contempladas com o Sistema de Abastecimento de Água, que são as comunidades de Morro Grande, em Monte Líbano; da Zona Rural de Tijuca e Safra, em Retiro; de Alto Gironda e do KM 9. Foram aproximadamente 15 quilômetros de rede instalados e cerca de 160 novas ligações realizadas para as famílias dessas regiões”, afirma Gabriel Zigoni.

Dentre as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, o engenheiro destaca o término das instalações de redes coletoras nos bairros Rui Pinto Bandeira e Aeroporto como obras expressivas da BRK Ambiental. “Essas intervenções iniciaram em 2018 com a construção de um interceptor tronco no Córrego Valão e avançaram em 2020 pelo interior dos bairros, eliminando as redes mistas. Hoje,  o córrego se encontra completamente saneado”, diz.

Obras em andamento

A BRK Ambiental inicia 2021 com diversas frentes de obras em andamento, como a instalação de redes de distribuição de água em Timbó e Monte Líbano, que irão somar cerca de 9,5 quilômetros de rede à malha de Cachoeiro de Itapemirim e atender a aproximadamente 150 famílias. A previsão é de que esses serviços sejam concluídos em fevereiro.

Novos coletores de esgoto também estão sendo instalados na região do Aquidaban, Waldir Furtado de Amorim e Soturno, somando outros 4.690 metros de redes a serem construídas, com previsão de término nos meses de fevereiro, março e dezembro, respectivamente.

“O diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia, destaca que Cachoeiro de Itapemirim permanece em uma posição privilegiada  em relação ao abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, quando comparado com as demais cidades do Estado e do País. “A cidade já conta com os serviços de água e esgoto universalizados, superando em muitos anos a meta de 2033 para a universalização, estabelecida pelo Governo Federal no Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado no ano passado.”

“A falta de acesso ao saneamento básico deixa as pessoas mais vulneráveis a doenças e contaminações, pressiona o sistema de saúde e tem reflexos negativos na economia. A pandemia de Covid-19 deixou ainda mais evidente o quanto os serviços de água e esgoto são essenciais. A universalização do saneamento básico é um dos grandes desafios do País, que ocupa a 112ª posição em um ranking de 200 países em relação ao saneamento”, enfatiza.

Publicidade