Presidente da Saneago destaca o Sistema Produtor Corumbá em visita técnica a região do Entorno do Distrito Federal
Saneago -
Sistema é um dos principais investimentos em andamento referentes ao abastecimento de água da região
Dando andamento às visitas técnicas na região do Entorno do Distrito Federal, o presidente Ricardo Soavinski esteve, na sexta-feira (29), em Luziânia e Valparaíso de Goiás. Ao longo do dia, foram realizadas reuniões com ambas as prefeituras, contando com a presença dos prefeitos Diego Sorgatto e Pábio Correia, respectivamente. As atividades, que seguem o objetivo de acompanhar os trabalhos executados e os projetos para os municípios, tiveram participação dos diretores: Comercial, Marcos Roberto Custódio; de Expansão, Fernando Cozzetti; e de Produção, Mauro Lessa; além de gestores locais.
Ao abordar as obras do Sistema Produtor Corumbá, Soavinski frisou a importância do planejamento em longo prazo para suprir a previsão de expansão vegetativa, em especial no caso do Entorno, que é a região que mais cresce no País. Ele explicou que, com tudo muito bem equacionado, é possível atrair novos investimentos, novos negócios e, assim, gerar emprego e prosperidade. “É o que a gente quer fazer. Não só atender o passivo, muito pelo contrário. É inverter isso e ter condições de, décadas pela frente, garantir água suficiente com regularidade e qualidade para poder atender os empreendimentos que queiram vir aqui para a região”, disse o presidente.
O Sistema Corumbá, que está entrando em fase de pré-testes, é um dos principais investimentos em andamento no Entorno, executado em parceria entre a Saneago e a Caesb. O empreendimento vai beneficiar 1,3 milhão de pessoas, já em sua primeira etapa, nos municípios goianos de Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso de Goiás, além de contemplar as regiões de Gama e Santa Maria, no DF. Inicialmente, a capacidade de produção será de 2.800 litros por segundo, prevendo a expansão para o dobro em etapa futura.
Durante a visita técnica desta sexta-feira (29), a comitiva da presidência passou, em Luziânia, pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Natal de Lima e pelo Centro de Reservação JK. Em Valparaíso de Goiás, o roteiro incluiu passagem pela Estação de Tratamento de Água (ETA) e pelas obras da adutora do Sistema Corumbá, que vai interligar o Centro de Reservação Mossoró ao Centro de Reservação do Jardim Ingá. As duas cidades possuem abastecimento de água tratada em índices avançados, com atendimento de 96,5% e 100% da população, respectivamente.
Também participaram o superintendente de Expansão e Concessão, Marcus Vinícius Batista, e os gerentes: de Planejamento de Projetos, Daniel Moraes; de Sistemas de Água do Entorno do DF, Danilo Caetano; da Regional de Luziânia, Fausto Rabelo; do escritório de Luziânia, Eldo Braga; e do escritório de Valparaíso de Goiás, Josemario Cavalcante.