SIMA firma protocolo de intenção para auxiliar municípios na elaboração de planos de descarte correto de resíduos sólidos

Protocolo de intenções prevê oficialmente que técnicos da SIMA forneçam informações aos representantes do Conisud, por meio de palestras ou workshops


A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) firmou na segunda-feira (1º), um protocolo de intenções com o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD) para auxiliar um grupo de oito municípios na elaboração de um plano para descarte e destinação correta dos detritos, de acordo com as novas diretrizes do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS).

A parceria foi firmada por meio de um evento on-line e contou com a participação do secretário estadual Marcos Penido, do coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), José Valverde, de prefeitos e representantes da sociedade civil, além de membros do Conselho de Representação do consórcio.

O protocolo de intenções prevê oficialmente que técnicos da SIMA forneçam informações aos representantes do Conisud, por meio de palestras ou workshops por exemplo. Os dados visam auxiliar a montagem do plano regional. A periodicidade das tratativas, que já vêm acontecendo, varia de quinzenal para mensal de acordo com a necessidade. Fazem parte dos consórcios os municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Para o secretário Marcos Penido, a soma de esforços é essencial para alcançar objetivos no âmbito da política de resíduos sólidos, considerada de extrema importância para o desenvolvimento das diversas regiões do Estado. “Esta ação vai promover benefícios para o meio ambiente onde está inserido o Consórcio e influenciar positivamente na geração de emprego e de renda”, disse, referindo-se aos ganhos futuros por meio da correta destinação adequada dos resíduos sólidos.

A cooperação técnica entre a SIMA e o CONISUD prevê o fortalecimento dos arranjos regionais na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, haja vista as ações, que passam a ser planejadas de maneira integrada. “Podem contar com nosso apoio e parceria. O Plano que entregamos para o estado no ano passado servirá de guia. É ele que dará base para as possíveis soluções a serem indicadas”, destacou Penido.

PERS

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) foi atualizado pelo Governo de São Paulo em 2020. A versão revisada incorpora temas como lixo no mar, economia circular, mineração e áreas contaminadas, e fortalece os temas de regionalização e formação de consórcios de municípios, do Sistema de Gerenciamento On-line de Resíduos Sólidos (Sigor), entre outros. As novas diretrizes estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e também ao Plano Plurianual (PPA) 2020. Com o documento disponível, os 645 municípios paulistas estão aptos a aplicar as orientações para o correto tratamento de resíduos sólidos em todo o estado.

CONISUD

Integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), o CONISUD foi contemplado com recurso do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para desenvolver o Plano Regional. A Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT) é a responsável por captar o montante, de mais de R$ 2,9 milhões, e proceder com a contratação da empresa que ficará responsável pelo desenvolvimento do material. O processo está previsto para acontecer ainda neste 1º semestre de 2021.

Publicidade