Aegea Saneamento garante a continuidade do abastecimento de água
Assessoria de Imprensa -
Investimentos e iniciativas preventivas garantiram a passagem de ano tranquila para cerca de 720 mil pessoas
A Aegea Saneamento, por meio de suas concessões em Santa Catarina, realizou uma série de investimentos ao longo de 2020 para garantir a continuidade do abastecimento em São Francisco do Sul, Penha, Bombinhas e Camboriú, quatro importantes cidades do litoral do estado.
No período de maior consumo do ano, população e visitantes destas localidades tiveram água nas torneiras e um período de final de ano com o fornecimento de água regular, principalmente no cenário de pandemia que exige cuidados e restrições.
“Garantir a melhoria contínua dos nossos serviços, principalmente em regiões que anualmente quadruplica o volume de pessoas na cidade é uma das nossas prioridades. Sabemos que nosso papel ganhou proporções maiores em razão da pandemia da Covid-19, sendo a água o principal elemento para prevenção ao vírus e nas atividades do cotidiano. Portanto, é nosso objetivo desenvolver iniciativas e realizar investimentos em alinhamento ao nosso propósito de promover vidas mais dignas e saudáveis”, afirma Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.
Em Camboriú, por exemplo, o número de reclamações de falta d’água registradas pela Águas de Camboriú nos últimos dias do ano caiu 85,5% em comparação ao mesmo período de 2019. As melhorias realizadas ao longo de 2020 deixaram a operação dos sistemas de água mais eficientes, proporcionando mais estabilidade no fornecimento à população.
“A expansão do sistema de abastecimento já garante o alcance de 98% de atendimento à população urbana da cidade. Com um sistema altamente pressurizado, nosso objetivo é realizar ações que otimizem diariamente nossos serviços”, destaca Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú.
A cidade Penha é considerada a capital do entretenimento, título angariado pela presença do parque Beto Carrero World. O município recebe um aumento expressivo de turistas em períodos de férias e, mesmo com este cenário, Penha não registrou contratempos entre o Natal de 2020 e os primeiros dias de 2021, período de maior circulação de visitantes. De 29 de dezembro a 3 de janeiro, a concessionária Águas de Penha distribuiu 69,8 milhões de litros de água, 19 milhões de litros a mais do que no mesmo período do verão passado.
O bom resultado foi fruto de planejamento, investimentos e de engajamento da população. Diferentes ações conjuntas resultaram na melhoria significativa do sistema de abastecimento de água, como a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha em tempo recorde (apenas 75 dias) e da adutora de 5 quilômetros, que liga a ETA ao reservatório do Mariscal.
O fornecimento de água em São Francisco do Sul, no Norte do estado, foi um dos melhores dos últimos anos. A Águas de São Francisco do Sul conseguiu implementar com sucesso todas as ações previstas no Plano Verão, garantindo a qualidade no fornecimento de água. A Estação de Tratamento de Água do Rocio (ETA Rocio), responsável pelo fornecimento à ilha, registrou este ano um aumento de 7% no volume distribuído, o que representa 12 milhões de litros de água a mais ofertados entre o Natal e o Ano Novo.
Em Bombinhas, a concessionária local registrou pico de produção de 240 litros por segundo de água tratada, ultrapassando o ápice da última temporada em 12% na cidade. De maneira geral, desde o dia 9 de dezembro até o dia 1º de janeiro, a Águas de Bombinhas ampliou em 8,7% a captação e tratamento em comparação ao mesmo período do ano passado. A implantação do sistema de abastecimento integrado por uma Estação de Tratamento de Água (ETA) de 140 litros por segundo, com captação no Rio Tijucas e uma adutora de 27 quilômetros de extensão, foi fundamental para este resultado. Além deste novo sistema, a concessionária reforça o seu abastecimento por meio da Estação de Tratamento de Água de Zimbros.
Criada em 2010, a empresa registrou um crescimento exponencial e saltou de seis concessões para 57, em 2020. Com a conquista dos leilões de Cariacica (ES) e Sanesul (MS), em 2021, a empresa passará a atender 126 cidades, prestando serviços para mais de 11 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis, e o alinhamento aos princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).